x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

14 h 37

Sábado, 21 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


22/10/2010

Sábado tem campanha contra glaucoma em Dourados

O médico oftalmologista, Ajax de Oliveira Leite, explica que o glaucoma é uma doença hereditária

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia promove, em nível nacional, a Campanha de Prevenção ao Glaucoma. Em Dourados, os atendimentos gratuitos acontecem neste sábado, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, na Praça Antônio João, das 8h às 16h.

O médico oftalmologista Ajax de Oliveira Leite explica que o glaucoma é uma doença hereditária. Trata-se de um aumento na pressão intraocular e, por ser indolor e silenciosa, é a maior causa de cegueira evitável no mundo, sendo descoberta somente em exames de rotina, às vezes, tarde demais.

“É importante que o adulto, principalmente maior de 40 anos, faça regularmente a consulta com um oftalmologista e que não compre óculos em supermercados nem faça consultas em ópticas, já que somente o médico pode diagnosticar doenças como o glaucoma”, informa Ajax.

Na maioria dos casos, a doença é assintomática no seu início, sendo mais frequente em pacientes com idade acima de 40 anos, portadores de diabetes, com glaucoma no histórico familiar, míopes, com lentes acima de seis graus, afrodescendentes (a probabilidade de ser afetada é quatro vezes maior em relação aos brancos) e que já sofreram trauma ocular, ou doenças intraoculares.

A Campanha de Prevenção tem por objetivo o maior esclarecimento sobre o glaucoma, a prevenção e diagnóstico da doença. Durante a campanha, médicos oftalmologistas estarão medindo a pressão intraocular das pessoas interessadas em saber como vai saúde dos olhos.

De acordo com o médico, na 1ª Campanha foram diagnosticados suspeita de glaucoma em 10% das pessoas atendidas. Nos últimos anos, a média é de 5%.

Ainda segundo o oftalmologista, o trabalho da campanha, que é feito também em Campo Grande e Três Lagoas, servirá como base para estatística acerca do glaucoma no Estado. “Nestas campanhas de prevenção ao glaucoma, o Hospital Evangélico, Hospital Universitário e o Sesi têm sempre nos apoiado, emprestando equipamentos, portanto agradeço a estas instituições”, ressaltou o médico.
Região News

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011