x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

03 h 54

Quinta-feira, 25 Maio 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


27/10/2010

Colírio para glaucoma é usado para aumentar cílios

Algumas mulheres estão pondo em risco a saúde dos olhos em nome de cílios volumosos. Um conhecido efeito colateral do colírio prescrito para pacientes com glaucoma é justamente o crescimento dos cílios, e as mais vaidosas não medem consequências ao submeter seus olhos saudáveis a esse medicamento.
 
A substância que multiplica os cílios é a bimatroposta, que serve para diminuir a pressão intraocular e, assim, controlar a evolução do glaucoma, doença caracterizada pelos danos que provoca no nervo ótico e pela perda do campo visual apresentada pelo paciente. Como reações adversas, o paciente pode sofrer com irritação, vermelhidão, ardência, alergia, sensibilidade à luz, inflamação da pálpebra, escurecimento da íris, olho seco, reações inflamatórias e manchas na pele ao redor dos olhos.
 
-Esses são inconvenientes que o sujeito aceita porque está doente e precisa de tratamento, mas não faz sentido alguém saudável se colocar e risco dessa forma - diz o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do Instituto de Moléstias Oculares de São Paulo.
 

Quem adere ao modismo também pode ficar com a pressão do olho baixa demais ou, então, quando o medicamento é usado em excesso, pode provocar o efeito contrário, e a pressão do olho subir, de acordo com o médico Sérgio Meirelles, da Sociedade Brasileiro de Oftalmologia.

O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, conta que a primeira vez que a bimatroposta foi usada com esse propósito foi em pacientes que haviam sido submetidos a quimioterapia e perdido cílios e sobrancelhas.
 

Depois, o laboratório norte-americano Allergan utilizou o mesmo princípio na produção de um produto estético, o Latisse, aprovado pela agência de vigilância sanitária americana, a FDA. Apesar da recomendação de que ele só seja utilizado com acompanhamento médico e que o produto não tenha contato direto com o olho durante a aplicação, a venda nas farmácias e na internet é livre.


Opticanet

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011