x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

07 h 21

Terça-feira, 25 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


24/11/2010

As Melhores Idéias da Natureza para a Oftalmologia

Bioinspiração, disciplina que estuda elementos e sistemas da natureza para criar tecnologia e produtos inovadores, já é realidade também na oftalmologia

Cada vez mais os cientistas procuram inspiração na natureza. Buscam, principalmente, soluções para desafios tecnológicos. As telas de LED inspiradas nas asas de uma borboleta da Amazônia e o velcro para o uso comercial, que teve como base a forma de aderir da bardana (carrapicho), são exemplos de produtos bioinspirados. A medicina, em especial a oftalmologia, já começa a estudar e aplicar essa prática. A Bausch+Lomb, empresa do ramo farmacêutico com foco na área oftalmológica, busca, na Bioinspiração, avanços para seus produtos.
Para expor o tema Bioinspiração aos oftalmologistas brasileiros, a Bausch+Lomb trouxe para o XIX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, que aconteceu em Salvador no final de setembro, o físico Peter Vukusic, professor adjunto da Escola de Física da Universidade de Exeter (Reino Unido) e um dos especialistas mais importantes nesse segmento.
“Dr. Vukisic é um especialista em Bioinspiração reconhecido mundialmente e o trouxemos para o Congresso, pois sabíamos da importância do tema para a oftalmologia. Na Bausch+Lomb, o conceito já está aplicado no desenvolvimento de produtos, tais como lentes intra-oculares, que substituem o cristalino após cirurgia de catarata”. diz Gislaine Sachetti, gerente de marketing da área de Vision Care da multinacional.
Em 1998, Peter começou seus estudos, analisando as borboletas e besouros furta-cor, mas acabou englobando sistemas de cores em uma gama muito maior de animais e plantas. Seu grupo de pesquisa está envolvido no trabalho que inclui a descoberta, caracterização e aplicação tecnológica da óptica e fotônica exclusiva dos sistemas animais que evoluíram naturalmente. O cientista participa regularmente de atividades de divulgação científica em todo o Reino Unido e a Irlanda, e seu trabalho é freqüentemente apresentado em programas científicos da BBC e da National Geographic.
A Bausch+Lomb avança no desenvolvimento de tecnologias e novos produtos bioinspirados. A grande novidade que chega ao mercado brasileiro no próximo ano é uma solução de limpeza para lentes de contato bioinspirada no olho humano.
Rodrigues & Freire Comunicação

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011