x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

03 h 20

Segunda-feira, 21 08 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


29/11/2010

Você sabe o que é retinopatia?

Doença ocular pode ser acarretada por hipertensão e diabetes


Miopia, astigmatismo, glaucoma e catarata são algumas doenças oculares que a população conhece e ouve falar com frequência. O que muitas pessoas ainda não sabem é que, além desses problemas, existem outras doenças oculares que podem ser desencadeadas por pressão alta e diabetes, prejudicando, assim, a visão. Entre essas doenças que acometem a retina estão a diabetes, a hipertensão arterial, além de outras doenças circulatórias e reumatológicas que causam as retinopatias. "Estas retinopatias são doenças dos vasos da retina que ocorrem em quem tem diabetes e hipertensão arterial sistêmica e ambas podem levar a perdas importantes da visão", comenta a oftalmologista do Centro Completo de Oftalmologia – HCO, Roberta Abdulmassih, membro da Academia Americana de Oftalmologia.
Na retinopatia causada por diabetes há alterações que acontecem na retina após alguns anos de doença. A evolução pode ser classificada em duas fases: não proliferativa (não existem vasos neoformados) e proliferativa (há vasos neoformados). Estes vasos neoformados são fontes de sangramentos e podem levar ao descolamento da retina. A intensidade dessas alterações depende do controle da glicemia e de características hereditárias. "O comprometimento da visão varia com o estágio da retinopatia. Pacientes com diabetes precisam ser acompanhados de perto para que se faça o pronto diagnóstico da fase da doença e seu respectivo tratamento, pois as alterações somente dão sintomas quando já são avançadas e o tratamento tem um resultado mais limitado", afirma a oftalmologista.
Já a retinopatia por hipertensão arterial guarda uma correlação com o descontrole da pressão arterial. O tratamento e a prevenção da evolução da doença é o controle da pressão e o acompanhamento pelo oftalmologista. O comprometimento da visão depende da intensidade da retinopatia, por isso a oftalmologista do HCO ressalta a importância de controlar a pressão arterial e realizar, periodicamente, o exame oftalmológico. "O exame de hipertensos e diabéticos por parte de um oftalmologista é muito importante para prevenir estas baixas visuais. O diagnóstico precoce é o principal fator prognóstico e pode prevenir as perdas severas de visão", alerta a médica.

JorNow

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011