x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

23 h 02

Domingo, 22 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


30/11/2010

Presidente da Soblec alerta para os riscos da luz azul

A oftalmologista Tania Schaefer fez um alerta na Câmara de Curitiba, sobre os riscos que a maior utilização de lâmpadas de halogênio metálico traz para a visão. O tema foi abordado durante a Semana Plena Saúde 2010, envolvendo vereadores e funcionários da Casa de Leis, entre os dias 22 e 25 de novembro. Tania, que é presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec) e representante do Comitê Internacional de Trabalho e Visão no Brasil, proferiu a palestra a convite do setor de Medicina de Saúde Ocupacional (SMSO). 

Cada vez mais utilizadas no mercado da construção civil, as lâmpadas são comuns em shoppings, supermercados e grandes escritórios, por serem econômicas e mais baratas. Segundo Tania Schaefer, a exposição prolongada a este tipo de lâmpadas pode levar à degeneração macular, uma doença mais comum na velhice, que escurece o centro do campo da visão. O problema está na intensidade com que o produto emite a chamada “luz azul”, um tipo particular de radiação que lesiona as células da retina.

“É importante tratar deste assunto na Câmara Municipal, pois ela possui meios de controlar a utilização do produto”, sugere Tania. Estima-se que, em 25 anos, o descontrole no uso da luz azul terá contribuído para que o número de pessoas que apresenta problemas de visão salte de 31% para 75% da população mundial.

Recomendações
Aos vereadores e funcionários da Câmara, a oftalmologista recomendou ambientes com distribuição homogênea da luz. A superfície dos móveis não pode ser brilhante e as janelas precisam de cortinas, para evitar fontes indiretas de luz que sobrecarreguem a visão e aumentem o cansaço. “Muitas vezes, uma iluminação inadequada faz com uma pessoa sem doença da visão termine o dia de trabalho cansada, com a vista prejudicada”, explicou a médica.

Para estações de trabalho utilizadas por mais de uma pessoa, ela sugeriu a higienização de teclados, mouse e monitor a cada troca de pessoal. Comer ao lado do computador também foi desaconselhado. “Se o ambiente não estiver limpo, o trabalhador pode estar exposto repetidamente a fontes de irritação e alergia”, explica.

Exames de glaucoma

Em sua segunda edição, a Semana Plena Saúde 2010, também colocou diversos tipos de exames à disposição dos trabalhadores da Câmara. Na oportunidade, a equipe da Clínica Tania Schaefer Oftalmologia realizou 96 exames de glaucoma. Ao longo de toda a semana também foram realizados 111 exames de glicemia, 149 de capacidade pulmonar, 152 de pressão arterial, além de quatro atendimentos para orientação nutricional.

JorNow

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011