x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

23 h 37

Quarta-feira, 22 Novembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


20/01/2011

Hospital Mário Covas faz transplante de córnea

O procedimento foi o primeiro do local, e a cirurgia foi um sucesso, graças à equipe e a estrutura do hospital

O Hospital Estadual Mário Covas de Santo André, realizou nesta quarta-feira (19) o primeiro transplante de córnea do local. Graças a disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, houve a disponibilidade deste tipo de procedimento na rede pública de saúde.

O plano inicial é a realização de duas cirurgias semanais e, em breve, aumentar para quatro, que eram antigamente realizadas pela disciplina de Oftalmologia da FMABC, antes de ser interrompido para um novo credenciamento pelo Ministério da Saúde dos bancos de olhos do país.

O paciente que recebeu o transplante tinha 75 anos, e um quadro de ceratopatia bolhosa. A cirurgia, comandada pelo Dr. Walton Nosé, professor e considerado grande especialista na área, durou por volta de uma hora e foi um sucesso.

Auxiliaram ainda profissionais como a Dra. Adriana Forseto, o Dr. Alexandre Manetta, chefe do setor de Córnea e Doenças Externas da FMABC, o anestesiologista Dr. Juliano Callegari e a enfermeira instrumentadora Rosangela José. O professor Titular de Oftalmologia, Dr. José Ricardo Rehder, fez questão de acompanhar o momento  considerado histórico

O Mário Covas está apto a realizar cirurgias como essa graças aos materiais de ponta que possui em seu centro cirúrgico. Não só na área oftalmológica, mas também em outros setores com maior ou menor gravidade.

Pacientes que sofreram queimaduras, tiveram infecções na córnea, ou são portadores de ceratocone, que é um afinamento da córnea e leva à perda de visão, são os mais indicados para a realização do transplante.
Estação Notícia

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011