x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

13 h 19

Terça-feira, 25 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


26/01/2011

Similaridade entre o glaucoma e outras doenças degenerativas

O glaucoma é uma patologia crônica com inúmeras implicações à saúde humana. Suas variações correspondem à segunda causa de cegueira no mundo. Por muito tempo, os especialistas sabiam que havia falhas nessa definição.
Mais recentemente surgiu um novo paradigma para compreender o glaucoma. Esta não é simplesmente uma doença do olho, conforme afirmam, na atualidade, os especialistas na área; o glaucoma é uma doença degenerativa, assim como o Alzheimer e a doença de Parkinson.
Essas três doenças afetam as pessoas de idade mais avançada e envolvem uma perda seletiva de certos grupos de neurônios, diz o médico Neeru Gupta, professor de Oftalmologia e diretor da Unidade de Glaucoma na Universidade de Toronto.
O Parkinson afeta o controle motor e provoca a perda da visão, enquanto que o Alzheimer altera a cognição. Quanto mais de perto olhamos, mais semelhanças essas patologias parecem ter, conclui o especialista.
Para os pesquisadores, compreender os detalhes sobre o que ocorre de errado no glaucoma pode oferecer um modelo mais simples para o estudo de outras doenças degenerativas do cérebro, como o Alzheimer. Por enquanto, o único tratamento disponível para o glaucoma é baseado na diminuição da pressão do olho, seja pela baixa na produção de fluidos, seja por aumentar o seu fluxo de saída.
Mesmo em pacientes com a pressão intraocular normal, mas com sinais precoces da doença, pela redução da pressão, a progressão do dano do nervo tem se mostrado bastante lenta.
Enquanto os pesquisadores buscam melhores tratamentos para o glaucoma, que é a segunda principal causa de cegueira na atualidade, as pessoas devem agir para ajudarem a si mesmas na obtenção de melhores resultados. Isso ocorre se for realizado, regularmente, o exame de rastreamento e diagnóstico precoce, bem como o cumprimento fiel às prescrições de seu clínico.
Uol

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011