x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

00 h 54

Domingo, 20 08 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


01/02/2011

Prefeitura e Cismarpa realizam mutirão de oftalmologia

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Cismarpa (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microregião do Alto Rio Pardo) realizou, na última semana, mais um mutirão de oftalmologia, dentro do Programa Visão Saudável. Foram realizadas 538 consultas no Cismed, nos dias 5,10,12 e 14 de janeiro. As consultas geraram 95 cirurgias de catarata, entre outros procedimentos cirúrgicos, que foram executados no Hospital da Zona Leste nos dias 18 e 19.

Na manhã desta segunda-feira (24) foram realizadas 12 cirurgias remanescentes do mutirão. O prefeito Paulo César Silva acompanhou duas operações de catarata. É impressionante! As pessoas chegam com dificuldade de visão, às vezes após muita espera, e, depois de dez minutos, saem enxergando. Dá muita satisfação saber que isso é proporcionado pela Secretaria Municipal de Saúde, disse. Emoção compartilhada pela secretária executiva do Cismarpa, Célia Maria de Souza Mariano. Uma senhora de 80 anos voltou a enxergar e foi realmente uma satisfação muito grande poder proporcionar esta felicidade à paciente e à sua família, destacou.

Ainda pelo Cismarpa, foram realizados os seguintes procedimentos, dentro do mutirão: campo visual, pterígio, mapeamento de retina, óculo plástica, Avastin, fotocoagulação, Yag Laser e biometria.

Visão Saudável

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde está realizando um esforço no sentido de zerar a fila de espera por procedimentos oftalmológicos, através do Programa Visão Saudável. Em dezembro passado, numa parceria com o Lions Clube Alumínio, foram realizadas 454 consultas oftalmológicas que geraram 100 cirurgias de catarata, 19 pterígios, 7 calazio e 6 procedimentos com Yag Laser.
 
O secretário municipal de saúde, Júlio Balducci, destaca que todas as intervenções oftalmológicas são realizadas pela tabela SUS, com atendimento de qualidade e a custos menores para a Secretaria de Saúde. Ele informa ainda que, a cada mutirão, são agendadas 600 consultas mas, infelizmente, algumas pessoas não comparecem. Isso tira a vaga de outro paciente, que poderia ser atendido. Solicitamos que em caso de impedimento, a pessoa informe para que a vaga não seja perdida.
 
O Programa Visão Saudável continua nos próximos meses de fevereiro e março. Pelo Lions está prevista a realização de mais 600 consultas nos dias 16 e 17 de fevereiro.A partir do próximo mês, vamos agendar mais estas consultas para que população tenha o tão sonhado atendimento oftalmológico que há muitos anos estava bastante reprimido e dificultava nossos trabalhos. Estas parcerias com Lions e Cismarpa nos mostrou que temos potencial muito grande. Foram 1.500 procedimentos em pouco mais de um mês.
 
E a ideia é essa: acabar com a demanda reprimida e depois começarmos a atender pacientes que vão chegar dentro de uma tranquilidade. Nosso objetivo é que possamos marcar e agendar consultas no próprio mês, para que as cirurgias decorrentes destes consultas sejam realizadas imediatamente, conclui o secretário.

Opticanet

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011