x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

07 h 21

Sábado, 24 Junho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


01/02/2011

Despesa com óculos infantil varia mais de 100%

Na volta às aulas a busca pelo menor preço dos óculos infantis aumenta a despesa com o item em mais de 100%

A lista de compras na volta às aulas inclui óculos de grau para 30% das crianças, segundo estimativa do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia). Sem óculos, a criançada com dificuldade de enxergar tem queda no rendimento escolar, faz bagunça na sala de aula e atrapalha o aprendizado dos colegas.
 
Mesmo assim, 1 em cada 4 pais se esquece de avaliar a qualidade e procedência das armações. Na busca pelo menor preço, optam pelas vendidas em bancas de camelôs. O material quebra com facilidade. E o que é pior - não dá para reclamar. São produtos vendidos sem garantia e nota fiscal que aumentam em mais de 100% a despesa com os óculos de grau infantis, por conta das diversas trocas durante o ano.  É o que mostra um levantamento realizado com 120 consumidores mirins, atendidos em 2010 pela Ótica Mário Neto.
De acordo com o proprietário, Mário Natali Neto, um bom par de óculos dura o ano todo. "A criançada usa sem medo de quebrar. Se a armação não for resistente pode partir no meio em uma semana" comenta.

Pertencente a uma família que atua no ramo há mais de 50 anos, ele conta que alguns erros de consumo se perpetuam na população. Um deles é achar que óculos grandes podem ser usados por vários anos. Ledo engano. A armação escorrega pelo nariz e as lentes distorcem as imagens. Isso dificulta a adaptação e faz a criança rejeitar o uso, afirma. Para não jogar dinheiro fora, ressalta, a escolha do modelo deve ser feita pelas crianças.  A experiência mostra que elas são mais propensas a usar o que escolhem por conta própria.

Dicas para garantir a escolha certa

Mário explica que a escolha dos óculos infantis é mais difícil porque a garotada tem as maçãs do rosto saltadas e o nariz está em desenvolvimento.

Para garantir a escolha certa, elenca 10 dicas:



Desajuste piora o grau

De tanto por e tirar, os óculos ficam desalinhados e por isso distorcem as imagens. Mário diz que o desajuste piora o grau, além de provocar um vício visual que dificulta a adaptação aos óculos atualizados. A recomendação é ajustar os óculos infantis a cada 3 meses e de adultos a cada 6 meses. O serviço aumenta a vida útil dos óculos e está sendo oferecido gratuitamente às crianças e aos pais. Outros cuidados elencados por Mário  que aumentam a durabilidade são:

·Lavar com água e detergente neutro diariamente.

·Secar com lenço de papel

·Ensinar a criança a tirar e colocar, segurando pelas laterais da armação.

·Manter em estojo quando não estiver usando.

·Apoiar sempre com as lentes voltadas para cima.

Opticanet

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011