x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

04 h 01

Quarta-feira, 28 Junho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


17/02/2011

Começa hoje 34º SIMASP em São Paulo

O Congresso do Instituto da Visão e da UNIFESP recebe as maiores autoridades mundiais em Oftalmologia

O evento vai até o dia 19 de fevereiro, no Hotel Maksoud Plaza. A Cerimônia da abertura será na sexta-feira, dia 18 de fevereiro, às 10h30, com a entrega da Medalha Moacyr Alvaro para dois oftalmologistas renomados e para o Prefeito Gilberto Kassab. Dia 19 de fevereiro, sábado, acontecerá o fórum Olhos para a Cidadania, com a presença de autoridades para discutir a inclusão social de pessoas com deficiência visual, seus direitos, responsabilidades e cidadania.
Começa hoje, dia 17/02, a 34ª edição do SIMASP (Simpósio Internacional Moacyr Álvaro), até sábado (19/02), no Hotel Maksoud Plaza, localizado na Alameda Campinas, 150 - São Paulo/SP. O evento, organizado anualmente pelo Instituto da Visão, com o apoio do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, abre o calendário de Congressos Médicos em Oftalmologia, e tem como objetivo habilitar especialistas a utilizar, em curto prazo, novos procedimentos e tecnologias desenvolvidas no Brasil e no mundo.
“Neste ano, o tema principal do simpósio são as Controvérsias e Consensos na Prática Oftalmológica, tendência crescente em eventos internacionais que objetivam a discussão de novos procedimentos e tecnologias”, explica o Presidente do 34º SIMASP, professor Adjunto Livre-Docente e Chefe do Setor de Córnea e Doenças Externas Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), José Álvaro Pereira Gomes. “O evento conta com 29 palestrantes internacionais de altíssimo nível e deverá receber mais de 2000 participantes do Brasil, além de importantes Sociedades Oftalmológicas Nacionais e Internacionais, como a Cornea Society e a Tear Film & Ocular Surface Society”, completa.
A programação inclui palestras do mais alto nível sobre prevenção, doenças, novos tratamentos, técnicas cirúrgicas, pesquisas e perspectivas, além de cursos interativos e cirurgias experimentais ao vivo. Entre as inovações que serão apresentadas, os destaques são as novas lentes intraoculares para correção da alta miopia, para aqueles que não podem se beneficiar do laser; o novo laser para o tratamento da presbiopia (vista cansada e dificuldade de ler de perto, por volta dos 40 anos); e na área de glaucoma, a novíssima técnica cirúrgica para os casos avançados da doença, a endociclofotocoagulação, que corrige o glaucoma com laser aplicado dentro de olho, a partir da cauterização das estruturas que produzem o humor aquoso, fundamental para a determinação da pressão ocular. Além disso, abordará tratamento de tumores com quimioterapia local, com menores efeitos colaterais.
O Simpósio também abordará novos lasers e outros tratamentos para doenças da córnea, como o ceratocone (laser de Femtosegundo) e das doenças da retina (laser Pascal); inovações em instrumentos para cirurgias sem sutura (com cola), novas opções de lentes multifocais intra-ocultares para tratamento da catarata e uso de células tronco no tratamento de doenças da córnea.
De acordo com Dr. José Álvaro Pereira Gomes, o Congresso também será importante para mostrar o pioneirismo da Universidade. Hoje, o Departamento de Oftalmologia da UNIFESP é o primeiro a oferecer pelo SUS o transplante de córnea com laser de Femtosegundo na cidade de São Paulo. Trata-se de um método recém lançado, que traz mais segurança ao paciente, com recuperação e cicatrização mais rápidas, menor risco de rejeição do órgão transplantado e melhor acuidade visual. A técnica consiste na substituição de uma córnea doente e/ou opacificada por uma córnea transparente, permitindo a passagem da luz até a retina e restabelecendo a visão.

Participantes internacionais e especialistas nacionais

Entre alguns dos 29 palestrantes internacionais confirmados, os destaques são para Peter Laibson (EUA), um dos maiores especialistas em doenças da córnea dos EUA; Mark Terry (EUA), um dos ícones em transplante lamelar de córnea; Mark Mannis (EUA), considerado um dos maiores especialistas em transplante de córnea e cirurgia refrativa, atual presidente da Associação Panamericana de Oftalmologia; Harminder Dua (Inglaterra), uma das maiores autoridades mundiais em doenças da superfície ocular e células tronco em oftalmologia; David Rootman (Canadá), especialista em transplantes de córnea a laser; Dante Pieramici (EUA), especialista em trauma e cirurgia de retina e vítreo; Martin Uran (EUA), um dos pioneiros da endociclofotocoagulação para tratamento de glaucoma; Dimitri Aazar (EUA), referência mundial em cirurgia refrativa; Victor Perez (EUA), especialista em imunológica e córnea artificial; e muitos outros grandes nomes da oftalmologia mundial.

"Medalha Moacyr Álvaro" no 34º. Simasp

O Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo e o Instituto da Visão entregarão a "Medalha Moacyr Álvaro" aos Professores Peter R. Laibson, João Orlando R. Gonçalves e ao Prefeito da cidade de São Paulo, Exmo. Sr. Gilberto Kassab, pelas contribuições para o desenvolvimento da oftalmologia e saúde ocular.
Com mais de 50 anos de história, a medalha é considerada uma das mais importantes premiações da Oftalmologia brasileira e da América Latina, tendo sido entregue a médicos, personalidades ilustres e instituições do Brasil e de outros países.
A cerimônia de entrega será realizada no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, no dia 18 de fevereiro de 2011, às 10h30, durante a sessão de Abertura do 34o. Simpósio Internacional Moacyr Alvaro.

Projeto “Olhos para a Cidadania”

Criado pelo Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o projeto “Olhos para a Cidadania” está em sua 4ª versão e acontecerá no dia 19 de fevereiro, sábado, dentro do SIMASP. O objetivo do projeto é debater temas sobre deficiências e deficientes, principalmente aspectos da inclusão social. Os temas escolhidos para este ano foram divididos em três blocos, “A Legislação e o Censo 2010”, “Fórum de ONGs”, “O deficiente e a Publicidade”. Todos eles terão como foco a aceitação de deficientes por parte da sociedade, e o que eles mesmos podem fazer para estarem cada vez mais inseridos nela, perante os direitos já conquistados.
Dentre os palestrantes presentes nesta versão estão Érica Pisaneschi do Ministério da Saúde, e Mara Gabrilli, deputada federal de São Paulo.

Sobre o SIMASP

O Simpósio Internacional de Oftalmologia Moacyr Álvaro foi criado em 1974 pelo Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, e chega agora na sua 34ª versão. A UNIFESP foi criada em 1933 por um grupo de médicos reunidos em uma sociedade sem fins lucrativos. A Escola Paulista de Medicina (EPM) foi federalizada em 1956 e, em 1994, transformada em Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), primeira universidade especializada em saúde no país, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica. Em 1940 a Universidade, então Escola Paulista de Medicina, inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do país, hoje localizado dentro campus São Paulo, instalado no bairro Vila Clementino.

Spoke RP

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011