28/02/2011
Mutirão contra a cegueira
Sesma oferece exames para diagnóstico da catarata nas Unidades de Saúde da Marambaia e Terra Firme
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realiza a partir de hoje um mutirão de combate à catarata, nas Unidades Municipais de Saúde da Marambaia e Terra Firme. Pessoas com idade a partir de 48 anos, que apresentem sintomas como visão turva, podem comparecer às unidades, munidos de carteira de identidade. O atendimento acontece das 8 às 12 horas.
A coordenadora do Departamento de Ações em Saúde da Sesma, Odinéia Maria Silva, explica que objetivo da campanha é facilitar o acesso às consultas e o rápido diagnóstico da catarata. "Como a doença não causa dor, muitas vezes, as pessoas demoram ou não procuram um médico. Através do mutirão vamos facilitar o acesso e o diagnóstico não só da catarata, como de outras doenças dos olhos", disse. Ao todo, 18 médicos participarão da campanha, que vai realizar atendimentos durante toda a semana.
Dentro da programação, haverá a apresentação de uma palestra para esclarecer sintomas, forma de tratamento e os cuidados no pós-operatório da catarata. Em seguida, a população poderá realizar os exames de fundoscopia, retinoscopia, acuidade visual e tonometria, capazes de detectar a doença. "As pessoas que tiverem constatada a catarata farão imediatamente o cadastro para a realização de outros exames pré-operatórios e o agendamento da cirurgia corretiva, por isso é importantíssimo que não esqueçam de levar a carteira de identidade", explicou a coordenadora. Posteriormente, a campanha será levada para outros bairros da capital.
Doença - A catarata é a opacidade do cristalino - uma lente natural dos olhos - que atrapalha a entrada de luz e diminui a visão. A oftalmologista Cynthia Charone aponta que a doença atinge 30% da população acima de 48 anos e, é considerada a maior causa de cegueira reversiva do mundo.
A doença possui três tipos de classificação: congênita, adquirida durante a gestação; secundária, que surge a partir de doenças como diabetes, ou através da utilização de medicamentos, ou ainda através de traumas, como uma forte batida; ou senil, que acontece em consequência do envelhecimento. "A catarata senil é um processo natural do envelhecimento, e estudos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostram, que com 70 anos cerca de 80% das pessoas terá catarata", explicou a oftalmologista.
Além do envelhecimento, outra causa da doença é a exposição aos raios solares, sem a proteção dos óculos escuros. O tratamento para a catarata é feito através de uma pequena cirurgia, conhecida como facoemulsificação. "A cirurgia é o implante de uma lente intraocular. Ela não tem nenhum ponto, a anestesia é tópica, com colírio e gel e o pós-operatório é, normalmente, muito tranquilo", completou Charone.
Endereços das unidades de saúdeLocais: Unidade de Saúde da Marambaia Rodovia Augusto Montenegro, KM. 1, em frente ao colégio Madre Celeste
Unidade de Saúde da Terra Firme Passagem São joão, 170, entre as Passagens Liberdade e São Domingos
DiagnósticoEntenda quais os exames utilizados para detectar a doença:Fundoscopia: Detecta outras doenças que podem estar associadas a catarata, como o glaucoma, retinopatia diabética, entre outras
Retinoscopia: Detecta se ainda há a possibilidade de passar o grau dos óculos
Acuidade visual: Determina o grau de comprometimento da visão
Tonometria: Determina a pressão ocular
Portal ORM