x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

00 h 08

Sábado, 18 Novembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


28/02/2011

Mutirão contra a cegueira

Sesma oferece exames para diagnóstico da catarata nas Unidades de Saúde da Marambaia e Terra Firme

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realiza a partir de hoje um mutirão de combate à catarata, nas Unidades Municipais de Saúde da Marambaia e Terra Firme. Pessoas com idade a partir de 48 anos, que apresentem sintomas como visão turva, podem comparecer às unidades, munidos de carteira de identidade. O atendimento acontece das 8 às 12 horas.

A coordenadora do Departamento de Ações em Saúde da Sesma, Odinéia Maria Silva, explica que objetivo da campanha é facilitar o acesso às consultas e o rápido diagnóstico da catarata. "Como a doença não causa dor, muitas vezes, as pessoas demoram ou não procuram um médico. Através do mutirão vamos facilitar o acesso e o diagnóstico não só da catarata, como de outras doenças dos olhos", disse. Ao todo, 18 médicos participarão da campanha, que vai realizar atendimentos durante toda a semana.

Dentro da programação, haverá a apresentação de uma palestra para esclarecer sintomas, forma de tratamento e os cuidados no pós-operatório da catarata. Em seguida, a população poderá realizar os exames de fundoscopia, retinoscopia, acuidade visual e tonometria, capazes de detectar a doença. "As pessoas que tiverem constatada a catarata farão imediatamente o cadastro para a realização de outros exames pré-operatórios e o agendamento da cirurgia corretiva, por isso é importantíssimo que não esqueçam de levar a carteira de identidade", explicou a coordenadora. Posteriormente, a campanha será levada para outros bairros da capital.

Doença - A catarata é a opacidade do cristalino - uma lente natural dos olhos - que atrapalha a entrada de luz e diminui a visão. A oftalmologista Cynthia Charone aponta que a doença atinge 30% da população acima de 48 anos e, é considerada a maior causa de cegueira reversiva do mundo.

A doença possui três tipos de classificação: congênita, adquirida durante a gestação; secundária, que surge a partir de doenças como diabetes, ou através da utilização de medicamentos, ou ainda através de traumas, como uma forte batida; ou senil, que acontece em consequência do envelhecimento. "A catarata senil é um processo natural do envelhecimento, e estudos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostram, que com 70 anos cerca de 80% das pessoas terá catarata", explicou a oftalmologista.

Além do envelhecimento, outra causa da doença é a exposição aos raios solares, sem a proteção dos óculos escuros. O tratamento para a catarata é feito através de uma pequena cirurgia, conhecida como facoemulsificação. "A cirurgia é o implante de uma lente intraocular. Ela não tem nenhum ponto, a anestesia é tópica, com colírio e gel e o pós-operatório é, normalmente, muito tranquilo", completou Charone.

Endereços das unidades de saúde

Locais: Unidade de Saúde da Marambaia Rodovia Augusto Montenegro, KM. 1, em frente ao colégio Madre Celeste
Unidade de Saúde da Terra Firme Passagem São joão, 170, entre as Passagens Liberdade e São Domingos

Diagnóstico

Entenda quais os exames utilizados para detectar a doença:

Fundoscopia: Detecta outras doenças que podem estar associadas a catarata, como o glaucoma, retinopatia diabética, entre outras

Retinoscopia: Detecta se ainda há a possibilidade de passar o grau dos óculos

Acuidade visual: Determina o grau de comprometimento da visão

Tonometria: Determina a pressão ocular
Portal ORM

  • 3O9csJJ6 - 26/06/2013

    jUg2dDEbLgx

    Enquanto pediatra e neorupediatra, e membro da direce7e3o do cole9gio da sub-especialidade de Neuropediatria, ne3o quero deixar de responder ao pedido de participae7e3o na forma de comente1rio, sobre este documento que me parece ambicioso e fundamental.Ne3o tendo competeancia para criticar ou fazer propostas alternativas,na maioria dos capedtulos, apenas pretendo salientar a auseancia no documento da forma de organizae7e3o da formae7e3o pf3s-graduada de me9dicos, enfermeiros e outros te9cnicos de saude.Receio que haja quem veja nos profissionais rece9m-formados, elementos preparados para cumprir as fune7f5es programadas, completando a sua formae7e3o com a pre1tica e com o tempo .Se essa pre1tica ne3o estiver consagrada nos planos de ace7e3o dos servie7os, corremos o risco de a ver relegada para segundo plano.Devere1, por esse motivo, estar tambe9m consagrada, de forma clara, neste Plano de Safade.c9 de tal maneira fundamental para a qualidade dos servie7os de safade que ne3o pode ficar apagada pelas justas preocupae7f5es na geste3o dos ve1rios organismos.Sem boa formae7e3o profissional pf3s-graduada ne3o havere1 bons servie7os de Saude.Sei que todos estamos de acordo.Com as melhores saudae7f5es profissionais,Celia Barbosa ( OM 14670 )

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011