02/03/2011
Especialistas alertam sobre os riscos causado pelo spray de espuma utilizado nos carnavais
Os danos causados pela espuma branca, muito utilizada durante o carnaval por crianças e adolescentes, podem provocar graves riscos à saúde visual. De acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e consultor do Instituto Varilux da Visão, Dr. Marcus Sáfady, “nesse período são comuns os casos de acidentes oculares, lesões e reações alérgicas”.
Um alerta tanto dos oftalmologistas quanto da vigilância sanitária e das autoridades públicas, responsáveis pela proibição do spray, está sendo emitido para que os danos não sejam mais graves. Fiscais da vigilância sanitária e agentes da Polícia Civil apreenderam, aproximadamente, 3,7 mil latas de spray no Saara e no Mercadão de Madureira.
Segundo Sáfady, o conhecimento desses riscos ainda é muito vago e é menor ainda quando se trata de quais medidas devem ser tomadas no caso de lesões e irritações. “A primeira providência é lavar os olhos com água corrente. Porém, se após a lavagem ainda houver dor ou sensação de areia nos olhos, ou ainda uma piora da visão, é imprescindível procurar a ajuda de um oftalmologista para que não haja nenhum dano mais grave” diz o médico.
clicabrasilia
Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS