x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

12 h 48

Quarta-feira, 26 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


04/03/2011

Resolução prevê normas rígidas para uso de lentes de contato

O Diário Oficial da União divulgou, na última quarta-feira (2), uma resolução do Conselho Federal de Medicina que implica em algumas normas que devem ser seguidas por profissionais da oftalmologia e pacientes que usam lentes de contato. Até as famosas lentes coloridas, usadas para modificar a cor da íris, precisam passar por critérios rigorosos e avaliação médica adequada.
A norma tem como objetivo prevenir doenças relacionadas ao mau uso de lentes de contato e preservar a saúde. A resolução de número 1.965 indica que a adaptação de lentes de contato é um exclusivo médico, sendo que primeiro os pacientes precisam se consultar com um especialista da área, fazer exames complementares, submeter-se a uma avaliação clínica da escolha das lentes, passar por processos de adaptação e acompanhamento médico periódico. Ainda de acordo com a resolução, o Art. 3º determina que o médico que prescrever a lente deverá acompanhar o caso daquele determinado paciente.
Mesmo com tantos detalhes, atualmente é muito fácil ter uma lente de contato, seja com a finalidade para corrigir grau ou para mudar a cor do olho. Shoppings, internet, algumas ópticas e camelôs vendem indiscriminadamente o produto, sem pedir nenhum tipo de receita. Segundo o oftalmologista Fabrício Teno Castilho Braga, de Araçatuba, a publicação por meio do conselho é uma forma encontrada pela Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria para defender a saúde pública.
folhadaregiao.com

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011