x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

05 h 48

Sexta-feira, 18 08 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


18/03/2011

Com 50 mil casos, São Paulo tem epidemia de conjuntivite

Com 50.405 notificações de conjuntivite, registradas entre 1º de fevereiro e 15 de março, a cidade de São Paulo vive uma epidemia da doença, de acordo com o CCD (Centro de Controle de Doenças) da prefeitura. Segundo o órgão, o aumento de casos foi detectado no início de fevereiro. O Estado já havia registrado surto da doença.
Na Santa Casa, a média normal de atendimentos no setor de oftalmologia é de 200 pacientes por dia. Porém, desde o início de março, o número de pacientes diários passou para 330. O hospital estima que 70% dos atendimentos sejam de pessoas com conjuntivite.
O Hospital das Clínicas está com uma média de atendimento de 300 casos da doença por dia. Apenas na manhã desta sexta-feira foram 200 registros. No pronto-socorro oftalmológico da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) a média também é de 300 atendimentos, com picos de 400 casos em alguns dias.

MEDIDAS

Por conta da epidemia, foi elaborado um informe sobre a doença para divulgação, e houve capacitação dos profissionais de saúde para intensificar a detecção, o diagnóstico e o tratamento da conjuntivite. Além disso, as instituições passaram a notificar todos os casos individuais atendidos.
Escolas e creches receberam um alerta da prefeitura e, também, orientações para controlar a doença. A conjuntivite causa irritação nos olhos, e é transmitida, principalmente, pelo contato direto da mão com o olho, por objetos contaminados e por piscinas.
O Centro de Controle de Doenças orienta que a melhor maneira de combater a conjuntivite é lavando as mãos muito bem e com frequência.
As pessoas com a doença devem não coçar os olhos, lavar com frequência o rosto, separar objetos de uso pessoal e evitar banho em piscinas e locais com aglomeração de pessoas.
Folha Online

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011