x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

12 h 47

Quarta-feira, 26 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


25/03/2011

Catarata: uma doença ocular que pode aparecer em qualquer idade

Problema no cristalino é muito comum entre os idosos

A catarata é uma das doenças oculares mais comuns relacionadas ao envelhecimento, mas pode se formar em qualquer idade. É um problema de visão que vai avançando aos poucos, fazendo com que portador sofra alterações no cristalino durante meses ou anos, sem se dar conta da sua gravidade, até que a visão se reduza drasticamente.

De acordo com o oftalmologista Renato Neves, na fase inicial da doença o paciente tem mais facilidade para enxergar de perto. Mas essa sensação logo se transforma em maior sensibilidade à luz e, principalmente, aos reflexos e brilhos à noite, visão embaçada, sensação de que as cores estão desbotadas e mudanças na cor da pupila.

"Esse avanço progressivo impede a pessoa de realizar tarefas simples, como ler, dirigir, fazer a barba ou até mesmo cozinhar", explica.

Dados da Academia Americana de Oftalmologia apontam que mais de 20 milhões de americanos acima dos 40 anos sofrem de catarata. Pelo menos metade dos idosos brasileiros sofre da doença em que a lente do cristalino vai ficando opaca e esbranquiçada. Por isso, os especialistas atentam para a importância de pessoas dessa faixa etária realizarem o exame de fundo de olho anualmente.

A maioria das cataratas é causada por uma mudança na composição química do cristalino, que é a “lente” do olho. Numa porcentagem pequena dos casos, essas mudanças químicas são causadas por um defeito hereditário, por um trauma no olho, por diabetes, ou pelo uso de determinadas drogas, tais como o esteroides.

Segundo o oftalmologista Renato Neves, a melhor solução para os portadores de catarata é o implante de uma lente intraocular artificial no lugar cristalino, que é removido.

"As lentes intraoculares implantadas, têm a função de ajustar a visão conforme a necessidade do momento. Há casos em que o paciente fica melhor do que era antes da patologia", diz.

Sintomas da catarata:

:: Visão turva ou borrada;

:: Visão dupla;

:: Cores enfraquecidas e menos nítidas;

:: Halos ao redor das imagens;

:: Sensibilidade à luz forte.
Click RBS

  • Clelia Rodrigues Duarte - 18/08/2011

    Cataratas

    Achei a matéria de vcs sõbre cataratas, muito interessante. Fácil de entender e bem elaborada. Gostei muito. Foi muito esclarecedora. Os exames que fiz acusaram a tal doença. Mas vi que não é nada de tão alarmante. Essasntes que se implanta são de graus, pois estou com 12 no esquerdo e 11 no direito. Tem que esperar a doença avançar, ou pode-se fazer a cirurgia antes que fique pior? Poderiam me responder? Obrigado.

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011