x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

00 h 50

Terça-feira, 24 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


28/03/2011

Comer peixe impede doença ocular

Um novo estudo aponta mais um bom motivo para comer peixe: mulheres cuja dieta era rica em ácidos graxos ômega 3, encontrado em peixes, apresentaram um risco significativamente mais baixo de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade.

O estudo sobre saúde feminina conduzido pela Universidade Harvard, que acompanhou 39.876 mulheres na meia-idade, pedia às participantes para preencher questionários detalhados de frequência alimentar no começo da pesquisa, em 1993. Após um acompanhamento médio de dez anos, 235 das mulheres haviam desenvolvido degeneração macular, doença ocular progressiva que é a principal causa da perda irreversível da visão na velhice.

Mas a análise, em Arquivos de Oftalmologia, descobriu que as mulheres que relataram comer uma ou mais porções de peixe por semana tinham uma probabilidade 42 por cento menor de desenvolver degeneração macular relacionada à idade do que aquelas que comiam peixe uma vez por mês. Os pesquisadores ajustaram os dados para controlar outros fatores ligados à doença, como fumar. Atum enlatado e peixes de carne escura como cavala, salmão, sardinha, anchova e espadarte parecem ser os mais benéficos.

“Sabemos que existem processos inflamatórios envolvidos na degeneração macular atrófica e que os ácidos graxos de cadeia longa do ômega 3 têm efeito anti-inflamatório”, afirmou o autor principal, Dr. William Christen, professor adjunto no Brigham and Women’s Hospital e na Escola de Medicina de Harvard.
Abril

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011