x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

06 h 18

Sábado, 29 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


06/04/2011

Nova tecnologia está sendo desenvolvida para cirurgia de catarata

A técnica, utilizando laser de femtosegundo, foi presentada em Congresso nos Estados Unidos

No Brasil, estima-se que há aproximadamente 1,5 milhões de cegos vítimas de catarata. Apesar de sua grande incidência, a doença pode ser facilmente curada com intervenção cirúrgica, feita com o uso de ultrassom. Hoje, no país, cerca de 350 mil pessoas são operadas por ano. “A incisão é feita manualmente. Um corte de 2,2 mm a 2,75mm é realizado na córnea para possibilitar a entrada do aparelho de ultrassom que fraciona e aspira a catarata. O procedimento é finalizado com o implante da lente intraocular que substitui o cristalino”, explica a Dra. Ana Paula, oftalmologista da Clínica Canto.
No último mês de março, nova tecnologia para a realização da cirurgia de catarata foi o tema no Congresso da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa, em San Diego, Califórnia (EUA). “Durante o congresso as companhias que desenvolvem a técnica, mostraram dados, modelo de aparelhos e os congressistas puderam testá-los”, explica a oftalmologista.
Trata-se do uso de laser de femtosegundo guiado por um método de imagem tridimensional, ou seja, o aparelho realiza com precisão o corte corneano e outras etapas da cirurgia, hoje, feita manualmente. “As incisões são mais precisas, perfeitas e reprodutíveis e, ao final da cirurgia, a lente intraocular pode ser perfeitamente centralizada. E, no mesmo procedimento, pode-se corrigir astigmatismo”, afirma a oftalmologista, presente no evento.
A pesquisa conta com a consultoria médica do oftalmologista do Bascom Palmer Eye Institute, William Culbertson, investigador de uma das quatro companhias que desenvolvem a nova tecnologia, nos Estados Unidos. “A intenção com a nova técnica para a cirurgia de catarata, doença caracterizada por tornar opaco o cristalino e que pode levar à cegueira, é tornar a cirurgia, já considerada segura, mais eficaz e previsível”, salienta Dra. Ana Paula, que está Bascom Palmer EyeInstitute, hospital número 1 em oftalmologia nos Estados.
A tecnologia com o laser ainda não está disponível. Os últimos testes estão sendo realizados e as companhias prometem a comercialização a partir do segundo semestre de 2011.
JorNow

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011