x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

15 h 51

Quarta-feira, 28 Junho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


14/04/2011

Computador em excesso resseca os olhos

O ressecamento ocular é uma das principais causas de visitas as clínicas de oftalmologia do Paraná

Piscar os olhos: esta simples atitude involuntária do organismo pode ser a solução para doença que se tornou o segundo maior motivo de consultas nos consultórios de oftalmologia, o ressecamento ocular, ou seja, a falta de lágrimas para lubrificar os olhos.

De acordo com o oftalmologista da Paraná Clínicas, em Curitiba, Dr. Flávio Bassoli, a principal causa para que pessoas, de diferentes faixas etárias, sejam acometidas pelo “olho seco” é o uso intensivo do computador. “Pesquisas recentes mostram que as pessoas costumam piscar vinte vezes por minuto, normalmente.

"Quando estão em frente ao monitor, essa frequência cai para cinco vezes, apenas”, alerta. “Isso contribui para a evaporação da lágrima”, diz.
Segundo Bassoli, “Há alguns anos a doença era mais comum em mulheres, devido às alterações hormonais decorrentes da menopausa”, explica. “No entanto, hoje ela está mais generalizada”, garante.

As principais dicas para evitar o ressecamento dos olhos são:
- Evite o uso excessivo de ar com condicionado, seja no carro ou no trabalho;
- Pisque mais os olhos, de maneira voluntária;
- A cada hora em frente ao computador, fique cinco minutos longe dele;
- Para relaxar a musculatura do olho, olhe para lugares distantes;

O tratamento do ressecamento ocular é feito com colírios lubrificantes. Além disso, estudos comprovam que o Ômega 3 – presente na linhaça, salmão, bacalhau e outros peixes mais oleosos – é altamente eficaz para a lubrificação do olho.
Hnews

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011