x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

23 h 36

Sábado, 21 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


25/04/2011

Futuro da Oftalmologia: Catarata

Uso do laser também na catarata já está em teste

As técnicas manuais e automatizadas empregadas na primeira fase da cirurgia de catarata estão com os dias contados. "A aplicação do laser de femtossegundo no processo cirúrgico da catarata que compreende incisões e correção do astigmatismo da córnea, a abertura da cápsula (capsulorrexe) e fragmentação da lente para remoção do cristalino, apesar de ainda ser uma promessa futura, já está em estudos avançados com resultados positivos", adianta o especialista em catarata do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), Takashi Hida, que participou do Congresso da Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa (ASCRS) no final de março em San Diego (EUA).

Entre os cerca de quatro mil oftalmologistas reunidos no Congresso deste ano, a aplicação do laser de femtossegundo na cirurgia de catarata foi pauta da maioria das conversas e seminários, destaca Takashi.

Benefícios - De acordo com o especialista de catarata do HOB, os benefícios do laser são avaliados na medida em que, além de fragmentar a lente que será substituída em partes bastante menores do que se obtem atualmente, tornando mais fácil a facoemulsificação - retirada da lente para substituição -, o laser determina que menor quantidade de energia seja empregada nessa fase do procedimento, "o que aumenta a segurança". Takashi assinala que os portadores de cataratas densas também serão beneficiados com esta tecnologia, uma vez que o laser faz com que a lente endurecida seja quebrada em pedaços menores e, por esta razão, mais fáceis de aspirar o cristalino opacificado.

Manual - Hoje, diz Takashi, não há alternativa, o cirurgião precisa realizar todo este processo manualmente e há cataratas mais desafiadoras do que outras. Com o laser de femtossegundo, procedimentos complexos como a cirurgia de catarata, ganharão velocidade, segurança e eficiência, prevê o médico.

A cirurgia se tornará menos agressiva, diz o cirurgião do HOB, pois exigirá menor emprego de energia no olho do paciente e este fato levará ao pós-operatório com recuperação mais rápida. Testes têm mostrado que 92% dos pacientes operados com o emprego do laser de femtossegundo apresentaram acuidade visual melhor corrigida 24 horas após a cirurgia e 100% em uma semana.
 
Limites - A tecnologia de laser de femtossegundo já é disponível para ser comercializada em alguns países. Atualmente, é utilizada em cirurgias refrativas e de córnea, explica Takashi. Os limites para sua aplicação nos procedimentos de catarata ainda vão demorar a ser ultrapassados e liberados em todos os países, porque dependem de aprovações de protocolos e da burocracia dos órgãos fiscalizadores como o Food and Drug Administration (FDA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil.
 
Além disso, frisa Takashi, "há um fator limitante para a proliferação dessa tecnologia que está relacionado ao custo do equipamento e, a princípio, somente os centros de referência em oftalmologia poderão oferecer os benefícios do laser de femtossegundo".

Em setembro Takashi irá á Europa, para testar o novo método.

Femtossegundo - É uma unidade de medida de tempo que equivale a um milionésimo de um bilionésimo de segundo. A título de ilustração o Wikipedia descreve que o femtossegundo está para um segundo, assim como um segundo está para 32 milhões de anos.

Catarata - A catarata provoca a opacificação do cristalino, lente natural existente dentro do olho, que tem a função de focalizar a luz conduzida da pupila até a retina para formar a imagem no cérebro.

Opticanet

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011