x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

23 h 30

Sábado, 21 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


02/05/2011

Diferenças entre transplantes de córnea é tema de simpósio no HBO

Dra. Luciene Barbosa de Sousa, especialista em córnea e cirurgia refrativa, abordou no dia 30 de abril, às 11h30, o tema “Atualização em Transplante de Córnea: Lamelar anterior, Penetrante e Endotelial” no 1º Simpósio de Atualização em Oftalmologia. O evento, uma promoção do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre (HBO), aconteceu somente neste dia, das 08h15 às 14h, no auditório do hospital - Nicolina Corvatta (Engenheiro Walter Boehl, 285 - Vila Ipiranga) -, em Porto Alegre. As causas mais comuns de transplantes são a ceratocone, distrofias corneanas, ceratopatia bolhosa (doença de Fuchs) e o trauma ocular.
As técnicas mais avançadas de transplantes de córnea são o Lamelar Anterior e o Lamelar Posterior ou Endotelial. O primeiro tipo pode ser feito em paciente onde a parte doente é a anterior, preservando a porção posterior, mais nobre, que está sadia. Pode ser utilizado em praticamente todos os pacientes com ceratocone (exceto nos casos mais avançados, sobretudo com cicatrizes na córnea). A grande vantagem desse método terapêutico é que ele tem uma baixa taxa de rejeição. Por isso, o uso de medicação no período pós-operatório é menor, e a recuperação visual também tende a ser mais rápida. O Endotelial é um tipo de transplante lamelar (posterior) no qual apenas a parte doente da córnea, chamada de endotélio, é trocada.
Tanto os transplantes de córnea Lamelar e Endotelial são mais vantajosos em relação ao Penetrante, sendo que este procedimento tem como base a remoção da espessura total da córnea e a substituição da córnea doadora, também de espessura total. Esta técnica era a mais utilizada até a pouco tempo e a chance de rejeição é maior. Para este caso, a velocidade de recuperação da acuidade visual é menor em relação à Lamelar Anterior e à Endotelial. Atualmente, o Penetrante pode ser feito com o uso do laser de femtosegundo, que garante maior segurança e melhor recuperação ao paciente.

Sobre o simpósio:

O 1º Simpósio de Atualização em Oftalmologia teve por objetivo ampliar a área de desenvolvimento e atualização científica do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre (HBO), onde já estão integrados o programa de residência médica e o curso de especialização em oftalmologia. Os temas mais destacados são os avanços em transplante de córnea, doenças externas, catarata e retina. O simpósio passa a integrar o calendário anual da instituição e faz parte das comemorações dos 55 anos de fundação do HBO, celebrado oficialmente no dia 22 de março deste ano. O evento teve patrocínio Master da Alcon, além dos patrocinadores Ótica Foernges, Essilor, Optolentes e Caixa Econômica Federal (CEF).
Amorim Comunicação

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011