x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

08 h 46

Domingo, 22 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


04/05/2011

7 de maio é comemorado o Dia do Oftalmologista

Durante as consultas oftalmológicas é possível diagnosticar e evitar alguns problemas mais comuns à visão e aos olhos

A Oftalmologia é a especialidade da Medicina que estuda e trata as doenças nos olhos e na visão. E no dia 7 de maio comemora-se o Dia do Oftalmologista, uma data para lembra a importância de fazer consulta oftalmológica periodicamente. No mundo, estima-se que dois em cada três casos de cegueira poderiam ser evitados se houvesse um diagnóstico preventivo e um tratamento apropriado. “Os cuidados com os olhos deve começar cedo, desde o nascimento dos bebês, no teste do olhinho, no primeiro exame ocular e continuar ao longo dos anos”, alerta o oftalmologista e diretor da Clínica Canto, Marco Canto.
Com as consultas regulares, é possível evitar alguns problemas comuns à visão. “Além do relato das queixas, o oftalmologista examina a acuidade visual, refração, medida da pressão ocular, fundo de olho, exame biomicroscópico da córnea e do cristalino”, explica o Dr. Canto.
Segundo o médico, alguns procedimentos antes da consulta ajudam para orientar o oftalmologista nos exames que serão realizados dentro do consultório. “No pré-exame, a atendente mede a pressão ocular com um tonometro de sopro, mede a curvatura dos olhos e também faz uma medida automatizada do grau do paciente”, conta.
Após a consulta podem ser indicados outros exames. “O exame de refração serve para detectar e registrar a boa visão do paciente; a biomicroscopia é realizada para verificar a córnea e o cristalino e prevenir a catarata ou degenerações”, conta e acrescenta. “A fundoscopia avalia a retina, mácula e papila e também examina as alterações em diabéticos, hipertensos ou os sinais de descolamento de retina ou até mesmo o glaucoma.”
A consulta
A consulta dura em média 30 minutos entre o cadastro, a realização dos exames e a conversa com o oftalmologista. De acordo com Dr. Canto, é indicada uma visita ao ano ao oftalmologista, entretanto, diabéticos e hipertensos devem comparecer duas vezes. “Os pacientes com glaucoma devem ir em média três a quatro vezes ao ano e sempre que sentirem alguma alteração na visão”, ressalta. Dr. Canto esclarece que os pacientes com miopia, possuem mais risco de descolamento de retina e, por isso, devem fazer anualmente um mapeamento com dilatação dos olhos. “Parece muito incômodo, mas é uma prevenção muito importante”, salienta.
O médico explica que antes de ir à consulta, é necessário que o paciente retire a lente de contato (caso utilize), leve nome de medicações, colírios que esteja utilizando, e também os exames anteriores.

Serviço: A Clínica Canto fica na Avenida Sete de Setembro, 6695 e na Rua Voluntários da Pátria, 400 – cj. 201. O horário de atendimento é das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo (41) 3022-8836 e 3222-8836.
JorNow

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011