x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

22 h 21

Quarta-feira, 26 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


04/05/2011

Vista cansada atinge, principalmente, pessoas a partir dos 40 anos

A doença não tem cura, entretanto, há tratamentos que permitem que o paciente enxergue tanto de perto quanto de longe

A presbiopia, também chamada de vista cansada, ocorre quando há diminuição na capacidade do olho em focalizar de perto. A doença, que ocorre a partir dos 40 anos, possui alguns sintomas iniciais como: cansaço, dor de cabeça e ardência ocular, porém, a principal queixa é a dificuldade para leitura de letras pequenas. “Não existe nenhum tratamento que retarde o problema, pois, este é um processo natural do envelhecimento que todos nós iremos sofrer”, explica o oftalmologista e diretor da Clínica Canto, Marco Canto.
De acordo com os dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estima-se que aproximadamente 60 milhões de brasileiros acima dos 40 anos sofram de presbiopia. Isso significa que cerca de 30% da população necessita do uso diário de óculos ou de lentes de contato.
O oftalmologista enfatiza que não existe cura para a presbiopia, pois, o cristalino não volta a ter capacidade acomodativa, ou seja, mudar o foco de longe e perto, como na infância ou na juventude. Apesar disso, o médico explica que existem meios que permitem ao paciente enxergar bem de perto e de longe. Os principais tratamentos são: o uso de óculos ou de lente de contato, cirurgia de catarata com implante de lente multifocal de última geração e cirurgia refrativa a laser. “Os óculos são instrumentos personalizados, feitos conforme tamanho do rosto, grau específico, perfil do paciente e não podem ser comprados prontos ou emprestados”.
A cirurgia de catarata com implante de lente multifocal dentro do olho é o que se tem de mais moderno em todo o mundo atualmente. Já a cirurgia a laser para quem tem catarata, é algo promissor e pode ser realizado em alguns casos bem específicos. “Hoje, também temos ótimas lentes de contato que permitem visão de perto e longe”, destaca o Dr. Canto.
Segundo o médico, a maioria dos pacientes que procuram um oftalmologista, pela primeira vez, é devido à presbiopia. “Esta primeira consulta torna-se uma ótima oportunidade para podermos descobrir e tratar outros problemas relacionados à saúde ocular”.
JorNow

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011