x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

00 h 31

Sábado, 29 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


05/05/2011

Com 9 mil casos em 2011, DF decreta surto de conjuntivite

A coordenação de oftalmologia da Secretaria de Saúde decretou nesta segunda-feira surto de conjuntivite no Distrito Federal. Desde o início do ano, foram registrados mais de 9 mil casos, 50% a mais do que no ano passado.
De acordo com Adriana Sobral, médica oftalmologista da secretaria, o surto "não é alarmante, não há motivo para pânico. O que houve foi uma mudança na cepa do vírus, que ficou mais forte". Além disso, ela afirmou que a falta de chuvas e o clima seco, típicos da estação, aumentam a incidência da doença.
A conjuntivite é uma inflamação da membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. A doença pode ser viral ou bacteriana, e seus sintomas são coceira, irritação, desconforto, vermelhidão e excesso de secreção nos olhos.
Para evitar o contágio, é recomendado higienizar as mãos com água, sabão e álcool, não coçar os olhos e evitar contato físico com pessoas que apresentam a doença.
A cidade de São Paulo também enfrenta um surto da doença. Quase 120 mil casos já foram notificados na capital paulista este ano. Segundo especialistas, o surto é resultado da mutação do vírus causador da doença.
Terra

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011