x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

03 h 59

Quarta-feira, 28 Junho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


10/05/2011

Dia do oftalmologista reforça a necessidade de avaliar a saúde dos olhos periodicamente

Ao acordar, todo ser humano realiza uma ação em comum: abrir os olhos. Com a correria do dia a dia muitas pessoas nem se dão conta de quanto os olhos são importantes, e como são fundamentais e sensíveis, merecendo cuidados especiais. No dia 7 de maio é comemorado o dia do Oftalmologista, o que lembra a todos a importância de visitar esse profissional periodicamente.
A Oftalmologia é a especialidade da medicina que estuda e trata as doenças e problemas nos olhos e na visão. Esse ramo da medicina, como outros, tem subespecialidades como oftalmo-pediatria, a plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina, etc. Para a oftalmologista, Larissa Nunes Cortizo a data é uma oportunidade de celebrar os avanços nesta área da medicina, reforçar a importância dos cuidados com os olhos e reconhecer o trabalho destes profissionais.
A estimativa é que dois em cada três casos de cegueira poderiam ter sido evitados se houvesse um diagnóstico precoce e um tratamento adequado. Por isso, a atenção para os olhos deve começar cedo, desde o nascimento dos bebês, e continuar ao longo da vida, com consultas anuais periódicas. “A visão é uma dos principais sentidos do corpo humano, já que é através dela que o indivíduo interage com tudo que está ao seu redor. Há uma importância muitas vezes só reconhecida quando algum problema prejudica este sentido”, ressalta a especialista, Larissa Nunes Cortizo.
Dra. Larissa lembra que as pessoas devem comparecer periodicamente a um consultório, pelo menos, uma vez ao ano, mesmo que a visão aparente estar saudável. Pessoas hipertensas e diabéticas devem dar atenção especial à visão. Também é recomendado procurar um especialista assim que houver qualquer alteração na visão.
A oftalmologista dá algumas orientações básicas necessárias para evitar os problemas mais comuns relativos à visão e aos olhos. “Não use colírios se não for indicado pelo oftalmologista; cremes e produtos para a pele também não podem entrar nos olhos e devem ser oftalmologicamente testados; evite coçar os olhos; se algo cair no olho, lave abundantemente com soro fisiológico; nunca tente retirar "ciscos" e sempre use uma proteção contra raios ultravioleta ao sair durante o dia”, finaliza Dra. Larissa.
SOBLEC

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011