x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

21 h 03

Domingo, 25 Junho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


10/05/2011

No Dia do Oftalmologista, visita ao médico é fundamental

“Os olhos são as janelas da alma e o espelho do mundo.” A frase foi dita pelo artista renascentista Leonardo da Vinci, conhecido pela pintura de Monalisa. Mesmo sendo uma frase de efeito, o sentido é verdadeiro. E o cuidado com os olhos é uma preocupação que deve ser constante. Em 7 de maio foi comemorado o Dia do Oftalmologista, o médico que auxilia a manutenção da boa visão.

Vinícius Saraiva, doutor em oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo (CRM-SP 97.303), afirma que a visita ao especialista deve ser feita, pelo menos, uma vez ao ano. “Na infância e adolescência, e também após os 40 anos, os cuidados com a saúde ocular devem ser intensificados”, orienta. O oftalmo explica também quais são os principais cuidados em cada faixa etária. “Em crianças e adolescentes verificamos a acuidade visual e a necessidade do uso de óculos. Após os 40 anos, é comum a necessidade de óculos para perto e o risco de surgimento de glaucoma. Além disso, as chances de doenças como catarata e problemas na retina aumentam progressivamente”, completa. Pacientes com diabetes, pressão alta, histórico de glaucoma na família ou outras doenças oculares devem procurar o especialista com uma frequência maior.

E se a importância de se consultar um oftalmo é cada vez maior, a tecnologia envolvida nas cirurgias também se desenvolveu. Uma das cirurgias mais comuns, de catarata, tem novas técnicas que permitem uma rápida recuperação do paciente. “A facoemulsificação (extração parcial do cristalino, espécie de lente do olho) e o uso de lentes intraoculares dobráveis permitem alto índice de sucesso e reabilitação rápida dos pacientes por meio de cirurgia minimamente invasiva”, destaca. Em procedimentos mais simples, como correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo, dois novos lasers – o excimer (que mistura gases de substâncias com um feixe de raio ultravioleta, gerando um laser frio) e o raio de femtossegundo (que substitui o bisturi com pequenos pulsos de baixa energia) – garantem uma precisão cada vez maior.

Mesmo com esses avanços, o doutor Saraiva acredita que a oftalmologia pode melhorar ainda mais. “A busca por inovações e melhores resultados nos tratamentos clínicos é incessante. O grande desafio continua sendo restaurar a visão nos deficientes visuais”, exemplifica.

Quem tem medo de consultar um oftalmo perde a oportunidade de melhorar a qualidade de vida. “Cuidar bem da visão é fundamental para desfrutar de uma boa qualidade de vida. O oftalmologista é o principal aliado nesse sentido. A consulta de rotina não envolve nenhum procedimento doloroso. A dica é deixar o medo e o preconceito de lado, e procurar um oftalmo regularmente”, aconselha Saraiva.
Idmed

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011