x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

15 h 46

Quarta-feira, 28 Junho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


17/09/2005

Oftalmologistas esclarecem mitos sobre a visão

Que míope não teve uma ponta de esperança ao ouvir falar de exercícios que prometem deixar a visão perfeita? Que mãe não obrigou o filho a comer cenoura repetindo que não existe coelho de óculos? Quem nunca temeu ter vista cansada por causa do computador? Verdades ou mitos? Para tirar essas e outras dúvidas a respeito da visão, o Estado ouviu os médicos Yoshifumi Yamane (presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia) , Newton Kara José (professor da USP e da Unicamp) e Rubens Belfort (presidente do Instituto da Visão da Unifesp).

Quem usa óculos enxerga pior à noite?
Os míopes enxergam menos à noite, mesmo com óculos. As células dos olhos do míope têm mais dificuldade de adaptação ao escuro.

Cenoura faz bem para a visão?
Sim. Vegetais amarelos e alaranjados e de folha verde escura são fontes de betacaroteno, substância que dá origem à vitamina A, indispensável para a saúde dos olhos. Apesar disso, não se deve exagerar no consumo de betacaroteno, que também é vendido na forma de comprimidos.

Óculos viciam?
A idéia de que quem começa a usar óculos não consegue mais viver sem eles é, de certa forma, verdadeira. Mas não porque causem dependência. Muitas pessoas passam boa parte da vida sem saber que enxergam mal. Quando descobrem e corrigem o problema, elas se dão conta do quanto é mais confortável enxergar com nitidez. É por isso que passam a ter dificuldades em ficar sem óculos.

Deixar de usar óculos piora a visão?
O uso de óculos não interfere na evolução de problemas como miopia e astigmatismo. O que ocorrem são incômodos da dificuldade para enxergar, como lacrimejamento, vermelhidão nos olhos e dor de cabeça. É como se o olho fosse uma máquina fotográfica: o foco desajustado deixa a foto borrada, mas não estraga a máquina.

Não se deve dormir nem ir à praia com lentes de contato?
Existem lentes permeáveis ao oxigênio, que podem continuar nos olhos durante o sono. Mas quanto menos ficarem nos olhos, menor o risco de infecção. O melhor é evitar dormir com elas. Também não há problema em ir à praia com lentes de contato, desde que se usem óculos escuros para protegê-las da areia e que se evite o contato com a água salgada.

Passar muito tempo na frente do computador piora a visão?
O computador não compromete a visão, mas pode deixar os olhos secos, já que se pisca com menor freqüência. Menos lubrificados, os olhos se tornam menos protegidos e a visão fica embaçada com mais facilidade. Por isso, deve-se fazer uma pausa a cada 50 minutos.

Exercícios para os olhos fazem a miopia regredir?
Não há "fisioterapia" para corrigir a dificuldade de enxergar. Existem, porém, exercícios para casos de estrabismo.

As lentes de contato não corrigem a visão tão bem quanto os óculos?
Ao contrário: as lentes podem ser melhores que os óculos, principalmente em altos graus de miopia. Além disso, por estarem aderidas à córnea, dão um campo de visão maior.

A miopia pode voltar após a cirurgia a laser?
A miopia não volta. Ela pode continuar progredindo - da maneira que progrediria se o paciente não tivesse se submetido à cirurgia. Um dos requisitos é que, na época da operação, o problema visual já esteja estabilizado.

Óculos escuros comprados em camelô fazem mal à visão?
Por causa da má qualidade, óculos de camelô distorcem as imagens, o que provoca dores de cabeça e nos olhos. Esses sintomas passam assim que os óculos são retirados. A visão não fica comprometida. Mas podem ocorrer problemas decorrentes da falta de filtro contra os raios do sol, como inflamação e descamação da córnea.


Colírio vicia?
Depende do produto. O problema pode ocorrer com os colírios vasoconstritores. A vermelhidão dos olhos ocorre quando os vasos sanguíneos se dilatam e ficam mais visíveis. Os colírios vasoconstritores agem diminuindo o calibre dos vasos e deixando o olho branco. Mas o efeito é temporário. Com a volta da vermelhidão, algumas pessoas se sentem tentadas a usar novamente o colírio, o que pode criar dependência.


Agência Estado

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011