x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

19 h 17

Sexta-feira, 25 Julho 2014

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


16/05/2011

Estresse atinge região ocular

Pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma) aponta que 70% dos brasileiros sofrem de estresse. O problema, muitas vezes associado ao esforço excessivo ou à tensão física e mental, faz com que o organismo sofra diversos transtornos. Alguns deles atingem à região ocular e causam, por exemplo, trepidação de pálpebras e olhos secos.

O oftalmologista Gustavo Siqueira explica que o trepidar das pálpebras são aqueles movimentos involuntários, que a maioria das pessoas já deve ter sentido uma vez ou outra. No entanto, existe o quadro mais avançado, chamado blefaroespasmo palpebral, em que as contrações fogem do controle e, muitas vezes, a pessoa não consegue parar de piscar. "Dependendo do caso até aplicamos botox para obter melhora", declara. Ele ressalta, porém, que o estresse não é a única causa do sintoma, mas pode levar à piora do quadro clínico.

Olhos secos é outra patologia com inúmeras causas. No caso do estresse, pode ocorrer quando a pessoa passa longo período concentrado no computador, em ambiente com ar condicionado, ou mesmo quando a umidade relativa do ar está baixa.

Nessa situação, o indivíduo pisca com menos freqüência e a lágrima evapora. "O olho começa a arder tanto que a pessoa não agüenta, fecha-o e começa a lacrimejar", comenta Siqueira, explicando que essa é uma reação de reflexo em defesa do organismo.

Outra causa de olho seco por estresse, diz o especialista, é a descarga de adrenalina, que faz o corpo diminuir a quantidade de secreção tanto nos olhos, quanto em outros órgãos. "O organismo entende que deve reter líquido para uma causa mais urgente".

Em meio a tantos problemas, uma notícia boa: o estresse não chega a causar ametropia, que é a necessidade de usar graus. É o que garante o oftalmologista.
O Diário

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011