x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

23 h 30

Sábado, 21 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


02/06/2011

Alcon tem aprovação da ANVISA no combate ao glaucoma

O Ex-PRESS está aprovado nos Estados Unidos, Canadá e países da União Européia e a partir de julho estará disponível no Brasil.

A Alcon, líder mundial no desenvolvimento de produtos oftálmicos, recebeu o registro da ANVISA para lançar no Brasil o Ex-PRESS, dispositivo de implante cirúrgico para controle da pressão intraocular que impede a evolução do glaucoma.

O dispositivo, do tamanho de um grão de arroz, é uma inovação na oftalmologia e marca a entrada da Alcon no mercado brasileiro de produtos cirúrgicos para o combate ao glaucoma. O aparelho é implantado próximo à íris e possibilita melhor resultado cirúrgico e mais previsibilidade quando comparado à cirurgia tradicional de glaucoma (trabeculectomia), realizada em pacientes que não respondem mais a medicamentos tópicos.

Em um estudo científico conduzido pela Alcon ao longo de cinco anos, o dispositivo Ex-PRESS demonstrou eficácia também para a redução do uso de medicamentos pós-cirurgia, bem como na diminuição de complicações inerentes a esse tipo de procedimento o que contribui com a qualidade de vida do paciente e controle da enfermidade.

O Ex-PRESS será apresentado à comunidade médica durante o XIV Simpósio Internacional de Glaucoma, que acontece entre 26 e 28 de maio em Belo Horizonte (MG). O evento científico é promovido pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e contará com a presença do médico oftalmologista Gregory Katz, convidado internacional que ministrará aula científica sobre os avanços médicos na cirurgia de glaucoma.
 
O que é?     

O Glaucoma é uma doença crônica e silenciosa que não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, as chances de se evitar a perda da visão aumentam. A terapia clínica inicial é feita com colírios que estabilizam a pressão intraocular e, quando o medicamento se torna ineficaz neste controle, o paciente é candidato à cirurgia de glaucoma.      

Segundo o Dr. João Antônio Prata Jr., presidente da SBG, como a doença é assintomática e progressiva, a maioria dos pacientes descobre que tem a enfermidade quando a perda da visão já é irreversível, daí a necessidade de medidas preventivas. "Consulte o seu oftalmologista regularmente, pois só ele pode detectar qualquer tipo de problema visual precocemente, com melhores prognósticos", orienta.
 
Prevalência

A doença, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de cegueira irreversível, atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo - cerca de 3 milhões nos Estados Unidos. No Brasil, onde há aproximadamente um milhão de portadores de glaucoma, estima-se que mais de 50% dos doentes não sabem que têm a enfermidade. Os principais fatores de risco são: histórico familiar, pressão intraocular elevada, idade acima de 50 anos, diabetes mellitus, uso prolongado de corticóides, presença de lesões oculares, descendência negra.
 
ALCON

Primeira companhia no mundo a se especializar em produtos oftálmicos, a Alcon Laboratórios tem origem em 1945 em Fort Worth, Texas, a partir da criação de uma farmácia de manipulação. Hoje, presente em mais de 170 países, a empresa é líder no mercado de oftalmologia, destacando-se pelo pioneirismo na pesquisa e desenvolvimento de produtos dedicados à terapia oftalmológica. No Brasil há 40 anos, a empresa mantém no país o compromisso de inovar e contribuir para a saúde ocular da população.

Opticanet

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011