x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

08 h 55

Sábado, 21 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


15/06/2011

Prefeitura de Poços de Caldas destrói óculos de sol apreendidos

A Secretaria de Serviços Públicos destruiu, na tarde desta segunda-feira (13), na garagem municipal, 1200 óculos de sol apreendidos pela equipe de fiscalização da Prefeitura junto a vendedores ambulantes.

De acordo com o chefe do setor de Fiscalização do município, Flávio Ortega, o material foi apreendido nos últimos meses, em ações de fiscalização permanente realizadas pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos. Esta é uma forma de proteger o comércio local e, principalmente, a população por conta dos danos à saúde que este tipo de produto pode causar, destaca.

Pela legislação atual, produtos apreendidos que ofereçam riscos à saúde, como os óculos de sol, precisam ser destruídos. O prefeito Paulo César Silva acompanhou a ação e parabenizou a equipe pelo trabalho desenvolvido. Esta é uma resposta do poder público aos comerciantes que trabalham de forma legal e também à população que fica exposta a este tipo de risco, avalia.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Yula Merola, explica que todos os estabelecimentos que comercializam óculos são vistoriados pela Vigilância Sanitária, que observa desde as dependências físicas até a presença de técnicos em óptica, para garantir a segurança dos produtos e serviços.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, todo óculos de sol precisa ter proteção contra a incidência de raios UVA e UVB. Os produtos vendidos por ambulantes, sem controle de qualidade, contêm apenas uma tintura na lente, sem nenhuma proteção e podem causar lesões graves como queimaduras, catarata e até cegueira, alerta.

Para o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) a utilização dos óculos de sol, além de motivos ligados à estética, tem a função de impedir a penetração dos raios solares. Entretanto, a utilização de óculos de sol cujas lentes não oferecem proteção adequada é considerada mais perigosa do que simplesmente não usá-los.

Fiscalização

A Secretaria de Serviços Públicos, por meio da Fiscalização de Posturas, está realizando várias operações com o objetivo de evitar a ação de ambulantes no município. Os óculos foram apreendidos nas praças da cidade e região central.

Esta ação é para resguardar nosso comércio, que paga aluguel, funcionários e, principalmente, impostos, do comércio clandestino e também para proteger a população de produtos que podem causar sérios danos à vista, ressalta o secretário de Serviços Públicos, Marcos Tadeu Sala Sansão.
Opticanet

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011