x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

23 h 27

Sábado, 21 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


20/06/2011

HOB premiado no Congresso Brasileiro de Oftalmologia

A Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares elegeu, durante o VI Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa, realizado em Porto de Galinhas (PE), o artigo co-produzido pelos oftalmologistas Takashi Hida, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), e Jorge Stefano Germano entre os melhores trabalhos científicos publicados na Revista Brasileira de Oftalmologia, no período de março de 2010 e fevereiro de 2011.

Com o título "Lente intraocular multifocal refrativa: a performance visual e qualidade de vida em implantes bilaterais versus unilaterais" a pesquisa foi reconhecida com a Medalha Emyr Soares, considerada a melhor entre mais de 300 publicações indexadas.

"O objetivo do estudo foi o de comparar acuidade visual, sensibilidade ao contraste, velocidade de leitura e a qualidade de vida pós-operatória em pacientes com catarata unilateral ou bilateral com lentes intraoculares multifocais implantadas", conta Takashi.
 
Sem diferença - Os pesquisadores avaliaram 38 olhos de 24 pacientes selecionados entre março de 2006 e outubro de 2008, com idades entre 45 e 65 anos, os quais possuíam catarata nos dois olhos.

De acordo com Takashi, "o trabalho conseguiu provar estatisticamente que não há diferença na qualidade de visão entre pacientes de catarata que se submeteram aos implantes bilaterais (dois olhos) ou unilaterais de lentes intraoculares". Todas as cirurgias foram realizadas pelo mesmo cirurgião oftalmologista e todos os pacientes submeteram-se aos mesmos exames pré e pós-operatórios.

Após a cirurgia foi realizada uma bateria de exames para identificar a análise de satisfação dos pacientes em uma graduação de um a 10 e apurar os dados estatísticos comparativos. "O grupo com implante unilateral gerou como média, na análise de satisfação, 9,3 em relação à visão de longe; 7,9 à intermediária e 9,6 à visão de perto. Já o grupo com implante bilateral gerou a média de 9,4 de satisfação para a visão de longe; 7,7 para a intermediária e 9 para a visão de perto", descreve o pesquisador.

Indexada - Para ser considerada "verdade científica", uma pesquisa precisa passar por rigorosa revisão e ser indexada por uma publicação de reconhecimento da comunidade científica como a Revista Brasileira de Oftalmologia. A pesquisa de Takashi Hida, sobre qualidade visual após implante de lentes multifocais em um ou nos dois olhos, foi realizada em 2008 e passou por todo este processo, até ser publicada em 2010.

RBO - A Revista Brasileira de Oftalmologia é uma publicação bimestral, publicada ininterruptamente, desde 1942, pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia. A publicação representa grande parte da historia da publicação científica do Brasil em oftalmologia, e tem como missão colaborar na divulgação da prática, da pesquisa e do ensino da oftalmologia e especialidades afins.

Opticanet

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011