x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

19 h 46

Terça-feira, 12 Dezembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


21/06/2011

Governo do Acre garante atendimento oftalmológico de alta complexidade

Quinze mil consultas e três mil cirurgias mensais é o que promete o programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos, que o governador Tião Viana (PT) lança nesta quarta-feira, às 10h, no Hospital das Clínicas Saúde.

A proposta é uma experiência que teve início no Estado da Bahia em parceria com o Centro Oftalmológico de Referência Humanizada de Ribeirão Preto (SP) e representa uma grande conquista.

Suely Melo, em coletiva à imprensa para falar como será desenvolvido, falou do projeto e o cronograma de atendimento, além de informar às pessoas sobre os serviços oferecidos.

Mesmo sem alarde, os atendimentos ambulatoriais estão sendo realizados desde o dia 15, em fase experimental. O governador Tião Viana fará o lançamento oficial do programa amanhã, quarta-feira, 22, às 10 horas, no Hospital das Clínicas de Rio Branco (HC), é uma iniciativa do governo do Acre, em parceria com o Centro Oftalmológico de Referência Humanizada de Ribeirão Preto (SP), e, além de Rio Branco, será levada também às populações residentes em locais de difícil acesso e ainda nas aldeias indígenas.

No primeiro momento, a prioridade é para pessoas acima de 50 anos de idade, com atendimento preferencial aos casos de maior gravidade.  Segundo a secretária estadual de Saúde, Suely Melo, a população estimada de idosos no Acre é de 49 mil pessoas e isso aumenta ainda mais o alcance social do programa. Metade deste contingente, está sujeita a casos de catarata e o objetivo é zerar a fila de espera por cirurgias deste tipo.

Instituição parceira, o Centro Avançado de Oftalmologia é uma instituição bem estruturada, composta por profissionais altamente capacitados e qualificados, e todos os procedimentos que serão efetuados serão pagos pelo governo estadual de conformidade com a Tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quinze cirurgiões e clínicos paulistas já estão no Estado para atender a população diariamente e em horário integral, incluindo sábados, domingos e feriados. Para ser atendido, o paciente deve levar ao Hospital das Clínicas ou aos postos de atendimento a carteira de identidade e o cartão do SUS. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-6470404.

Antes de ser oficialmente implementado, o Programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos já beneficiou mais de 400 pessoas.  A servidora pública Maria das Graças Oliveira é uma delas. Ela estava ansiosa na sala de espera do Hospital das Clínicas em Rio Branco na manhã de segunda-feira, mas saiu de lá mais tranqüila, pois a cirurgia a que será submetida ainda esta semana vai permitir que ela deixe no passado a visão alterada pela catarata que a atormenta há vários anos.

Durante a entrevista coletiva que concedeu à imprensa para anunciar o lançamento do programa, a secretária Suely Melo resumiu a importância da proposta: “Esse mutirão é uma novidade do nosso governo e é um trabalho fantástico do ponto de vista social que vai ter um alcance maravilhoso. Do ponto de vista de Saúde Pública, é um ganho para todos os usuários do SUS, porque nós vamos estar trabalhando com a tabela do SUS e teremos capacidade instalada para resolver 100%  dos problemas oftalmológicos de toda a população do  Estado. É um trabalho sem precedentes na história e que vai trazer a todos os usuários do SUS mais qualidade no atendimento. Acredito que até será um divisor de águas, porque no momento em que você traz uma proposta diferenciada de trabalho, esta proposta acaba se tornando referência em outros serviços”.
Inclusão social e melhoria na qualidade de vida

Na primeira fase do Programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos, executado pelo Governo do Estado, que oferece serviços de oftalmologia, 450 pessoas foram operadas. São pacientes que há muito tempo esperavam uma oportunidade para fazer a cirurgia e voltar a enxergar normalmente.

Emocionada, a servidora pública Maria das Graças disse que ficou surpresa com a qualidade do atendimento e a modernidade dos equipamentos utilizados pela equipe de profissionais. Ela conta que estava tentando juntar dinheiro para pagar a cirurgia.

“Antes de entrar para a cirurgia estava nervosa, mas logo fui acolhida pelos profissionais. Agora vi que o procedimento é indolor e rápido. Os equipamentos são muito modernos e a equipe médica transmite tranquilidade. Estou muito feliz”, conta.

O aposentando Manoel do Carmo fez questão de agradecer a oportunidade de fazer uma cirurgia gratuitamente. Há muito tempo ele vem enxergando com dificuldades, mas agora, vai fazer algumas atividades normalmente.

“É uma satisfação imensa, pois não tinha mais esperança de voltar a enxergar melhor, pois aqui no Acre era muito difícil fazer uma cirurgia como essa. Estou feliz e otimista. Temos aqui bons profissionais e o mais interessante é que não terei que pagar nada”, comemora.

Já a dona de casa Fátima Costa, que mora no Maranhão e está no Acre visitando as filhas, considera o programa um passo importante para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas que não conseguem realizar algumas atividades por problemas de visão.

“Sou do Maranhão e estou no Acre visitando minhas filhas que estão se formando em Pedagogia. Quando me avisaram que estavam realizando atendimento oftalmológico com cirurgias, fiquei bastante entusiasmada. Minhas filhas logo me trouxeram no Hospital das Clínicas e confesso que fiquei impressionada com a agilidade. Logo fui atendida e realizei a cirurgia. Agradeço aos médicos e às pessoas que realizaram esse sonho”, disse.

As intervenções cirúrgicas serão realizadas entre os dias 20 e 25 de cada mês. As pessoas interessadas devem se dirigir ao Hospital das Clínicas das 8 às 17 horas, de segunda a segunda.
O Rio Branco

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011