x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

03 h 00

Quarta-feira, 24 Maio 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


29/06/2011

Nota baixa? Seu filho pode não estar vendo

Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 30% das crianças em idade escolar têm problema de vista.

As notas do seu filho não saem do vermelho? A causa disso pode ser algo mais simples de ser resolvido do que a dificuldade de compreender alguma matéria. Uma rápida ida ao oftalmologista, é capaz de resolver algum problema de vista que, segundo o Ministério da Saúde, atinge pelo menos 30% das crianças em idade escolar.

Para evitar isso, o primeiro passo, segundo especialistas, é prestar atenção se o seu filho tem letras grandes ou tortas, apresenta falta de interesse, franze muito a testa ao ler ou leva o caderno para muito perto dos olhos.

Segundo o presidente da Sociedade Capixaba de Oftalmologia, Fábio Braga, além desses cuidados, é fundamental que se leve a criança ao oftalmologista a partir de 1 ano de idade.

"Até os 10 anos, os pequenos ainda estão em fase de desenvolvimento da visão. Se algum problema for diagnosticado até esse tempo, a chance de reversão chega a 100%. Caso contrário, vai comprometer a vida adulta", diz.

Problemas comuns

Segundo Fábio Braga, durante a infância o problema mais comum de ser encontrado é a ambliopia, doença conhecida como "olho preguiçoso", caracterizada pela visão reduzida em um dos olhos. Seu tratamento, caso seja descoberto até os 10 anos, é simples. É feito com o tampão. Tapa-se o olho que enxerga melhor e o cérebro é estimulado a perceber o olho ruim. Desvios oculares, também conhecido como estrabismo, e catarata congênita, diagnosticado no teste do olhinho, realizado na primeira semana de vida, também são comuns, segundo o médico, e podem ser solucionados o quanto antes forem descobertos.

Todos esses assuntos serão debatidos no 3° Simpósio de Inverno da Sociedade Capixaba de Oftalmologia, entre 1º e 3 de julho, no Aroso Hotel, em Pedra Azul.

3° Simpósio de Inverno da Sociedade Capixaba de Oftalmologia
Simpósio médico

Data: 1° a 3 de julho

Local: Aroso Paço Hotel - Pedra Azul

Inscrições: www.visioneventos-es.com.br
Gazeta Online

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011