x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

06 h 42

Terça-feira, 12 Dezembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


08/07/2011

Olhos: cuidados no inverno

Especialista ensina a cuidar desta parte tão importante e delicada de nosso corpo.

Nem só de maquiagem se faz um belo olhar, mas também de muita atenção aos sinais de algum problema, como ressecamento ou coceira. O médico Ricardo Japiassú, membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, faz um alerta sobre nossos hábitos e indica a visita ao seu especialista sempre que necessário.

Assim como no ginecologista, onde precisamos ir pelo menos uma vez por ano, a ida ao oftalmologista também deve ser regular. Quem já usa óculos, deve fazer a aferição de grau também uma vez por ano. Caso tenha algum problema mais grave, como glaucoma, a visita pode ser mais frequente, pelo menos uma vez a cada seis meses.

Na estação mais fria do ano, não podemos nos descuidar! As baixas temperaturas, aliadas à poluição e ao tempo seco em algumas cidades, como Brasília, podem causar de ressecamento em diferentes graus até conjuntivite alérgica, que pode evoluir para outros tipos, como a viral ou a bacteriana. Segundo Japiassú, o ideal é evitar locais fechados e manter sempre as janelas abertas para ventilar.

Os olhos secos devem ser sempre hidratados, mas não se iluda: colírios não são tão inofensivos assim e é preciso indicação médica para usá-los. "Os colírios simples quase não tem contra-indicação, mas são um medicamento, além de possuirem também substâncias vasoconstritoras, como a nafosalina, que podem acabar "viciando" os olhos.
 
"Na hora, os olhos ficam limpos, mas depois ressecam ainda mais", alerta ele. As chamadas lágrimas artificiais e lubrificantes oculares também são uma solução. "Mas é preciso ir ao médico para que ele prescreva a melhor medicação, já que há diferentes lubrificantes, mais aquosos ou menos, de acordo com o ressecamento".

Lavar sempre as mãos e evitar coçar os olhos também são importantes para evitar uma contaminação ou lesão ocular. Além disso, mesmo em dias nublados, não se engane: é preciso sempre usar óculos escuros! "Até em dias sem sol, um pouco mais frios, a incidência dos raios ultravioletas existe e não podemos descuidar dos olhos e protegê-los da radiação solar".

Quem usa lentes de contato deve ter o cuidado redobrado! O ressecamento das lentes é comum nesta época do ano e pode contribuir para uma infecção ou outro problema. "É preciso ter muito cuidado e ir no médico para checar o grau de hidratação da lente, saber se ele é adequado ao nível de hidratação do paciente. Geralmente, é recomendado o uso de lágrimas artificiais também. Quem usa óculos deve mantê-los sempre limpos também", orienta o médico.

Opticanet

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011