x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

09 h 51

Quarta-feira, 20 09 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


29/07/2011

Cirurgia minimamente invasiva é o melhor tratamento da catarata

A catarata é uma opacificação do cristalino e acomete, principalmente, pessoas acima de 60 anos de idade – faixa etária em que a doença é a de maior prevalência, com cerca de 50%. Causada por implicações como idade, a absorção de raios solares amarelos, lesões ou medicamentos, a catarata embaça a visão, limitando as atividades simples do dia-a-dia, e é a principal causa de cegueira reversível.

Em fase inicial, a catarata pode ser atenuada através do uso de lentes corretivas. Entretanto, com a progressão da doença, a cirurgia se faz necessária para que seja recuperada a qualidade da visão.

Antigamente, a cirurgia da catarata era uma cirurgia extremamente invasiva, com cortes de aproximadamente 10mm, requerendo internação de mais de uma semana, cinco a seis pontos para fechar a incisão e causava diversas consequências. Hoje, com apenas um corte de 2mm, e sem sutura, é possível reverter situações em que a visão esteja sensivelmente prejudicada.

De acordo com o oftalmologista, especialista em cirurgia da catarata, que atua no Hospital CECMI, dr. Vicente Vitielo, a técnica minimamente invasiva, já é consagrada e tem se apresentado com uma ótima opção.

O especialista esclarece que o método utiliza anestesia local, aplicada na forma de colírio, e a principal vantagem é a inserção de uma lente dobrável. “Muitas vezes, os pacientes nem precisam usar óculos depois. O retorno às atividades é em torno de três dias”, relata.

Dr. Vicente reforça que a experiência do cirurgião é o principal diferencial para resultados de qualidade nestes tipos de cirurgias, já que a técnica empregada é muito importante. Apesar de ser um procedimento simples de ser realizado, é fundamental que o médico seja especialista e habilitado para tal.

A cirurgia minimamente invasiva para tratamento da catarata quando realizada em um hospital especializado em procedimentos minimamente invasivos também possui o benefício de otimização de rotinas e processos, resultando em maior eficiência no cuidado aos pacientes e maior economia para operadoras de planos de saúde.

Aprendendo a identificar a catarata

A catarata pode ser caracterizada como congênita, traumática ou por radiação. Devido à opacificação do cristalino (lente ocular), os portadores passam a apresentar como sinais da doença os seguintes sintomas:

- Visão turva, borrada ou embaçada;
- Grande dificuldade para enxergar à noite;
- Aumento da sensibilidade à luz;
- Percepção de aura em torno de pontos de luz;
- Necessidade de luzes fortes para conseguir ler adequadamente;
- Necessidade de alterar frequentemente lentes para enxergar adequadamente;
- As cores ficam amareladas;
- Dupla visão quando se faz a tentativa de enxergar apenas com um olho – ocorre mais raramente.

Sobre o Hospital CECMI

O Centro Especializado em Cirurgias Minimamente Invasivas (CECMI) é o primeiro hospital do gênero no Brasil. Baseado em modelos de sucesso nos Estados Unidos e Espanha, o Hospital possui estrutura desenvolvida para cirurgias convencionais e minimamente invasivas (por vídeo) em uma composição otimizada e centrada nos recursos necessários, que alia tecnologia e técnica a atendimento diferenciado.

Entre as especialidades cirúrgicas atendidas no CECMI e exercidas pelos mais renomados profissionais do Brasil encontram-se: aparelho digestivo e bariátrica (obesidade), buco-maxilo-facial, geral, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, plástica, urologia e vascular.
JorNow

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011