x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

14 h 00

Terça-feira, 19 09 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


09/08/2011

Estudantes participam de mutirão oftalmológico em São Paulo

Estudantes de 6 anos a 8 anos das redes públicas estadual e municipal de ensino de São Paulo foram atendidos sábado (6) em um mutirão de oftalmologia no Hospital das Clínicas (HC), que faz parte do Projeto Visão de Futuro, uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
 
O objetivo do projeto é identificar e prevenir a deficiência visual e diminuir os índices de evasão escolar. Os alunos são encaminhados ao mutirão depois da identificação de dificuldades na leitura e no acompanhamento das aulas.
 
Segundo a administradora da Divisão de Oftalmologia do HC, Janaína Guerra Falabretti, no primeiro atendimento os médicos avaliam se o aluno precisa de novos exames e de um acompanhamento mais profundo. Ao final do projeto eles ganham os óculos.
 
No ano passado foram feitas sete campanhas, com 5 mil crianças atendidas e 2.500 óculos distribuídos. "Neste ano já estamos na quinta campanha. Hoje tivemos 900 crianças e o total deste ano já chegou a 3.400 alunos. Até a última campanha foram prescritos 1.300 óculos".

Além da necessidade de usar óculos, os problemas mais comuns descobertos durante os exames são a ambliopia (quando a criança tem o olho anatomicamente normal, mas não enxerga tão bem devido à falta de óculos, desvio ocular ou falhas no desenvolvimento da visão) e o estrabismo (desvio ocular).

"São detectadas outras doenças também, mas não em um volume tão grande como essas duas [ambliopia e estrabismo]. Ano passado tivemos 12% das crianças atendidas no mutirão voltando ao consultório. Toda criança que tem algum problema, que vai além do simples uso de óculos, volta ao ambulatório", disse.

Opticanet

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011