x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

08 h 44

Domingo, 22 Outubro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


09/08/2011

"Doença de Inverno" - saiba como tratar a conjuntivite alérgica

Olhos vermelhos, coceira e lacrimejamento são os principais sintomas da conjuntivite alérgica. A doença é comum durante todo o ano, mas é no período de inverno que os casos aumentam. A conjuntivite alérgica é considerada uma "doença de inverno". As mais comuns são as alergias causadas pelo tempo seco e pelo contato com ácaros por meio de cobertores e roupas da estação que estavam guardadas.

O JornaldaCidade.Net entrevistou o oftalmologista Eudo Barroso Mendonça, que é especialista (fase de obtenção) pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, realizou residência em oftalmologia na Bahia, especializando-se em oftalmologia geral, que vai falar um pouco sobre a doença que pode atingir adultos e crianças.

JornaldaCidade.Net - O que é conjuntivite alérgica?
Dr. Eudo Menconça - É uma inflamação de origem alérgica da conjuntiva, a fina membrana que reveste a face interna das pálpebras, após exposição a um alérgeno, causando grande desconforto aos olhos. As reações alérgicas dos olhos podem ser suficientemente irritantes a ponto de afetar nas crianças o rendimento na escola, e nos adultos o trabalho.

JC.Net - Como ela ocorre?
EM- A conjuntivite alérgica ocorre quando o olho entra em contato com alérgenos, substâncias causadoras de alergia, como ácaros, mofo, poeira, pelos e pólen.

JC.Net - Quais são os sintomas?
EM - Os olhos podem apresentar sintomas como coceira, hiperemia (vermelhidão), lacrimejamento, visão borrada, sensação do olho arranhado, inchaço, sensação de corpo estranho no olho e sensibilidade a luz. O sintoma mais freqüente e característico da alergia ocular é a coceira, que em geral é intenso.

JC.Net - Como pode ser diagnosticada?
EM - O oftalmologista faz o diagnóstico através dos sintomas e sinais do paciente. Ao contrário da virótica, a conjuntivite alérgica não é contagiosa. Os pacientes com história familiar de alergia apresentam risco três vezes maior de desenvolver este tipo de problema. Geralmente vem associada a doenças como rinite, asma e alergia de pele, mas também pode vir isolada.

JC.Net - Como pode ser tratada?
EM - Atualmente existem várias medicações oculares extremamente eficazes para prevenir e aliviar os sintomas de alergia ocular. Também, durante o tratamento da alergia ocular pode ser necessária a solicitação de um teste alérgico para identificar o agente causador da alergia.

JC.Net - Por quanto tempo pode perdurar?
EM - A alergia ocular é um problema crônico, muitas vezes de difícil solução e pode ser bastante limitante ao paciente, principalmente à criança.

JC.Net - Como pode ser a prevenção de conjuntivite alérgica?
EM - Através de algumas ações, como por exemplo manter o ambiente sempre livre de pó, ficando arejado e com boa exposição ao sol; se possível evitar ter animais domésticos de estimação que soltem pêlos; evitar objetos que acumulem poeira como: cortina, carpete, tapete e  bicho de pelúcia; forrar travesseiro e colchão com capas impermeáveis.
Jornal da Cidade

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011