x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

17 h 29

Quarta-feira, 26 Julho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


12/08/2011

Catarata afeta mais da metade dos idosos brasileiros

Os cuidados com os olhos devem acontecer durante a vida toda. Mas é principalmente na terceira idade que surge uma das doenças oftalmológicas mais comuns, a catarata. Estima-se que cerca de dez milhões de brasileiros acima de 60 anos, ou seja, a metade da população idosa do país, possuam a doença.

Com o avanço da tecnologia nas cirurgias oculares, o tratamento da Catarata ficou muito mais eficaz. Em Curitiba, o Instituto de Oftalmologia de Curitiba (IOC), que já realizou mais de dez mil procedimentos com este fim, é referência no assunto. "A catarata é a perda progressiva da transparência do cristalino, a lente natural do olho, cuja opacidade diminui a intensidade de luz que chega à retina, provocando a redução progressiva da visão", explica o médico oftalmologista responsável pela equipe do IOC, Dr. Luiz Geraldo Simões de Assis.

Sintomas como a visão nublada e borrada, e a distorção de imagens são decorrentes da doença. "O olho humano sofre com inúmeras exposições ao longo do tempo, como aos raios solares, por exemplo, que estão entre os motivadores do desenvolvimento da catarata", explica o médico.
Apesar de menos frequente, a catarata também pode atingir jovens, adultos e até crianças. Na infância, ela normalmente é congênita, ou seja, já nasce com a pessoa. No adulto jovem, são possíveis os casos de catarata traumática ou patológica. "Não existem tratamentos clínicos para evitar, reduzir ou eliminar a catarata. Quando ela é formada, só poderá ser removida por meio da cirurgia", explica o médico.
         
Conheça a técnica

A técnica utilizada pelos profissionais do Instituto de Oftalmologia de Curitiba é a mais moderna, segura e eficiente para o tratamento da catarata, a Facoemulsificação com pequena incisão e anestesia tópica, ou seja, somente com o uso de colírios. "O procedimento é realizado em aproximadamente 8 minutos. A catarata é fracionada em partículas microscópicas, que são aspiradas.
 
Na sequência, o cristalino é substituído por uma lente intraocular", explica Dr. Luiz Geraldo. A permanência no centro cirúrgico é de aproximadamente duas horas, incluindo o pré-operatório, a cirurgia e a recuperação pós-cirúrgica, e o paciente recebe alta no mesmo dia.

O retorno gradativo da visão inicia-se já nas primeiras 24 horas. Em poucos dias já é possível retornar às atividades diárias. Segundo dados divulgados pela American Society of Cataract and Refractive Surgery, 98% dos pacientes submetidos a este procedimento apresentaram uma melhora significativa da visão após a cirurgia. A incisão autosselante, ou seja, sem a necessidade de pontos, diminui o desconforto tornando ainda melhor a qualidade visual do paciente.

Opticanet

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011