x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

03 h 25

Segunda-feira, 21 08 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


09/09/2011

Número de oftalmologistas cresce mais de 60% no Brasil

O número de oftalmologistas brasileiros cresceu 61,2% na última década. De acordo com o censo apresentado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) durante o 36º Congresso Brasileiro da categoria, o Brasil conta com 17.740 especialistas, média de 1 profissional para cada 10.724 pessoas. O número se enquadra, com folga, à recomendação estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a América Latina, que determina 1 para cada 35 mil habitantes.

O Censo Brasileiro de Oftalmologia também apontou a distribuição de oftalmologistas pelo país. A região Sudeste é a que conta com o maior número de profissionais: 1 para cada 8.019 brasileiros. O Centro-Oeste aparece em segundo lugar com 1 oftalmologista para 9.972 indivíduos. A região Sul ocupa a terceira colocação com um especialista para 10.416 habitantes. Em penúltimo lugar, está a região Nordeste com 1 especialista para cada 16.718 moradores. E em último lugar no ranking do Censo Oftalmológico Brasileiro vem a região Norte com 1 para cada 28.794 pessoas.

O presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Paulo Augusto de Arruda Mello, responsável pela apresentação do censo, analisa os resultados: “o crescimento maciço da categoria na última década foi muito superior aos 26% do aumento população nacional e coloca o Brasil em patamares superiores até da Europa. O próximo passo agora é organizar a distribuição dos oftalmologistas pelo país, destaca o presidente do CBO.
DN Online

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011