10/10/2011
Oftalmologia tem mais consultas e menos tempo de espera
O Centro de Saúde IAPI conta, desde agosto, com um Ambulatório de Oftalmologia que expandiu o atendimento a pacientes do SUS e desenvolve o Projeto Glaucoma, para fornecimento de medicamentos a portadores da doença. O novo serviço é resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Hospital Banco de Olhos.
Com a entrada em operação do novo ambulatório, o número de consultas pode chegar a 4,4 mil por mês. Estão incluídas nesse cálculo a média de 2 mil consultas e reconsultas mensais previstas para o Centro de Saúde IAPI e de 2,4 mil atendimentos já oferecidas pelo SUS no Hospital Banco de Olhos e que serão mantidos. Podem ser oferecidos também 1.220 exames, 280 cirurgias e 100 procedimentos terapêuticos (como aplicações de laser) a cada mês. Para ser atendido, o paciente deve primeiro procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região, que providencia o encaminhamento para o Ambulatório de Oftalmologia, por intermédio da Central de Regulação e Marcação de Consultas da SMS.
Instalado em uma área de 450 metros quadrados, que abrigam consultórios e salas de exames, o ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Conta com dez profissionais para assistência a casos de oftalmologia geral e de subespecialidades, como glaucoma, catarata, estrabismo e problemas de retina. Havendo necessidade de diagnósticos para os quais o ambulatório não esteja equipado, os pacientes são encaminhados para o Hospital Banco de Olhos.
“Essa nova unidade foi planejada para diminuir o tempo de espera por atendimentos em oftalmologia pelo sistema público de saúde. É mais um passo que damos para qualificar e tornar mais rápidos os serviços aos usuários”, afirma o secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli. “Existe uma grande demanda por consultas e exames na área da oftalmologia geral e nas subespecialidades. Por isso, nossa intenção é garantir, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, as condições necessárias para estender o atendimento”, diz a diretora-geral do Hospital Banco de Olhos, Irmã Narcisa Dal Maso. O Centro de Saúde IAPI fica na Rua Três de Abril, 90, e o Hospital Banco de Olhos, na Rua Engenheiro Walter Boehl, 285, Vila Ipiranga.
Prefeitura de Porto Alegre
Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS