x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

12 h 48

Quarta-feira, 26 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


08/11/2011

Doenças oculares relacionadas ao diabetes podem levar a cegueira

O diabetes já é considerado uma epidemia em todo o planeta - são mais de 230 milhões (6% da população mundial), segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, cerca de 7 milhões de pessoas têm a doença e correm o risco de perder completamente a visão, se cuidados preventivos não forem tomados.

“É muito importante que o diabético faça exame de fundo de olho a cada seis meses para evitar problemas oculares, como a retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo. Com os recursos de diagnóstico e tratamento ,existentes hoje, é inadmissível deixar o problema evoluir até este ponto”, afirma Dr. Antonio Leone, responsável pelo setor de Retina da Cerpo Oftalmologia.

A retinopatia diabética evolui de forma insidiosa e sem apresentar sintomas em suas fases iniciais. O problema só é percebido quando já ocorre uma baixa da visão. “Como é muito difícil a recuperação de grau de visão perdida, é importante que o diabético seja submetido a exames, mesmo sem alterações visuais”, explica o médico da Cerpo.

A retinopatia diabética é consequência do estreitamento, ou bloqueio, dos vasos sanguíneos da retina, no fundo do olho, além de enfraquecimento da sua parede. Precisa ser tratada antes da queixa, originada pelo impacto deste quadro. Além do exame de fundo de olho, a melhor forma de prevenir a doença é o controle rigoroso da glicemia, da pressão arterial e dos níveis do colesterol.

O tratamento mais indicado é a fotocoagulação retininiana com laser. Quando a doença está mais avançada, são usadas drogas injetáveis e cirurgias. “Cerca de 75% dos portadores de diabetes há mais de 20 anos apresentam retinopatia diabética. Além disso, o diabético possui 25 vezes mais chances de perda da visão ao longo da vida, na comparação com o restante da população”, finaliza Leone.
Porta-Voz Comunicação Estratégica

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011