x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

15 h 51

Quarta-feira, 28 Junho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


14/11/2011

O risco de doenças oculares em diabéticos

A retinopatia, a catarata precoce e a degeneração macular relacionada à idade estão entre as graves complicações que podem afetar portadores de diabetes que não controlarem de forma adequada a doença.

Como parte das ações do Dia Mundial de Combate ao Diabetes, comemorado nesta segunda-feira ,em 14 de novembro, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) promove a campanha “Viver, Porque Ver É Viver”.

O alerta da SBO é com relação ao risco dessas doenças oculares, especialmente a retinopatia diabética, que pode causar a perda da visão definitivamente. Segundo o presidente da SOB, Aderbal Alves Jr. é essencial o exame anual de fundo de olho para os portadores de diabetes,  para o diagnóstico precoce da retinopatia, doença ocular que, mais cedo ou mais tarde, acaba afetando a maior parte dos diabéticos. “Se a pessoa viver muito, em algum momento, tem uma chance enorme de ter a retinopatia. Pode ser até em um grau leve, se a pessoa tratar bem o diabetes, o que diminui muito a chance de ter essa complicação [a perda da visão]”, explicou.

Uma pesquisa inédita da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), divulgada dia 9/11, confirmou que a população brasileira ainda tem dúvidas sobre o que é a doença e como ela pode ser controlada. Menos da metade (49%) dos mais de 2 mil entrevistados não souberam definir o diabetes e 50% disseram que um diabético pode levar uma vida normal. Os diferentes tipos da doença – diabetes tipo 1, tipo 2 ou mellitus e gestacional – são desconhecidos de 51% das pessoas ouvidas na pesquisa.

De acordo com a SBD, estima-se que cerca de 11 milhões de pessoas tenham diabetes no Brasil. Em todo o mundo, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, o total de pessoas portadoras da doença pode chegar aos 250 milhões, número que pode alcançar os 380 milhões em 2025.
http://www.jornaldaregiaosudeste.com.br/

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011