x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

00 h 43

Domingo, 20 08 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


28/11/2011

Proteja seus olhos na temporada de sol

A chegada da temporada de sol exige cuidados não só com a pele, mas também com os olhos. Muita gente escolhe esta época para investir num modelo novo de óculos, já que eles são um acessório de moda, capazes de embelezar qualquer visual.
 
Porém, seja para estar por dentro das tendências, seja porque os óculos atuais estão desgastados, é preciso ter um mínimo de informações para não investir num item que pode prejudicar a visão, em vez de proteger contra os raios ultravioleta.

Os óculos de sol devem fazer mais do que proteger os olhos contra a luminosidade. De acordo com os dados da "The Eyecare Trust", entidade que estuda problemas oculares, os olhos são 10 vezes mais sensíveis à luz ultravioleta do que a pele. As crianças são o grupo mais vulnerável, pois seus olhos têm a pupila maior e lentes mais claras, permitindo que até 70% a mais de raios UV atinjam suas retinas. Um estudo realizado pelo "The College of Optometrists" revelou que poucos pais se preocupam em proteger seus filhos quando eles se expõem ao sol.

"Devemos também proteger os olhos contra a radiação prejudicial que pode danificar a córnea, o cristalino, a retina e as pálpebras. A incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano ocasiona lesões oculares, que gradual e cumulativamente, podem resultar na perda total da visão. As lesões oculares mais comuns causadas pelo excesso de sol são a queda da percepção de detalhes pela mácula - parte da retina responsável por esta função - e a formação da catarata, problema ocular grave, de maior incidência no mundo. Por isto, é fundamental utilizar óculos de sol capazes de filtrar a incidência destes raios", afirma a oftalmologia Fernanda Takay, que também integra o corpo clínico do IMO.

"Parte da radiação mais perigosa é facilmente refletida pelas janelas de vidro, por exemplo, ou através ou pelo entorno das lentes de muitos óculos de sol", alerta o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Renato Neves, do Eye Care Hospital de Olhos, afirma que óculos de sol sem boa procedência não oferecem garantia de proteção UV, não passam por tratamento antirrisco, antirreflexo ou polarização. Além disso, a irregularidade da superfície das lentes pode causar desconforto visual, dor de cabeça e astigmatismo - deformidade da córnea que torna a visão desfocada para perto e para longe.

"Desconfie das lojas e camelôs que oferecem óculos de sol a preços populares. É importante que o acessório tenha o selo holográfico da Abióptica, que garante sua qualidade e procedência", afirma.

Opticanet

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011