x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

06 h 22

Sábado, 29 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


30/11/2011

Cerca de 800 especialistas esperados em congresso no Algarve

Que destacará os novos avanços científicos ao nível do tratamento e diagnóstico.

Cerca de 800 médicos e especialistas são esperados na edição deste ano do Congresso Português de Oftalmologia, que decorre entre quinta-feira e sábado em Vilamoura, Algarve, e destacará os novos avanços científicos ao nível do tratamento e diagnóstico, avança a agência Lusa.

No Congresso, o 54º organizado pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), fundada em 1939, estarão em destaque temas como os novos avanços científicos no tratamento e diagnóstico das doenças da retina, a neuroftalmologia e a cooperação com os países africanos lusófonos.

“É o evento mais importante para a SPO e os oftalmologistas portugueses e uma oportunidade única de actualização para manter os oftalmologistas portugueses ao nível do que de melhor se faz no mundo”, disse à Lusa a presidente do congresso, Manuela Carmona, também presidente da SPO.

Sublinhou que grande parte dos clínicos daquela especialidade trabalha fora dos grandes centros hospitalares, pelo que a reunião magna da SPO constitui para eles “uma oportunidade única de actualização”, sobretudo para o enquadramento de “casos clínicos mais complicados”.

Segundo Manuela Carmona, a ciência oftalmológica em Portugal tem acompanhado “o que de melhor se faz no mundo e nos melhores centros”, nomeadamente ao nível da cirurgia refractiva, que tem estado a par “dos últimos desenvolvimentos clínicos a nível mundial”.

Sobre a eventual necessidade de formação de mais especialistas, garantiu que os cerca de 1.000 oftalmologistas portugueses são suficientes para as necessidades da população, constituindo “um bom rácio a nível mundial”.

De acordo com a organização do congresso o tema dominante será a retina, com um debate sobre o tratamento do edema macular, do descolamento da retina e o OCT (tomografia coerência óptica) no estudo da coróideia e da retina.

Serão explorados temas como a contactologia, a neuroimagem, a inflamação ocular e o glaucoma, a catarata, as cirurgias refractivas, a oncologia ocular e a oftalmologia pediátrica. O dia de sexta-feira será dedicado à correcção de erros refractivos, com as novas perspectivas clínicas e cirúrgicas em oftalmologia e com a ergoftalmologia, num curso sobre o comportamento da visão no ar, na terra e no mar.

A novidade do último dia de congresso, sábado, é um curso dedicado à retinopatia diabética, mas o dia de encerramento ficará também marcado por um simpósio luso-africano, em que serão apresentados projectos de cooperação desenvolvidos na Guiné e em S. Tomé e Príncipe.

Segundo a presidente da SPO, o ano de 2011 fica assinalado pelas iniciativas de cooperação em países africanos como Angola e Cabo-Verde.

“Dando continuidade às nossas actividades de desenvolvimento da especialidade nos países lusófonos, um dos nossos dos principais objectivos é criar uma sociedade de oftalmologia de língua portuguesa incluindo não apenas os países africanos mas também o Brasil”, acrescentou.
rcm pharma

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011