x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

07 h 25

Quinta-feira, 25 Maio 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


11/01/2011

Dicas para escolher o modelo mais adequado para cada atividade

Saiba o que levar em conta na hora de decidir que modelo comprar.

Veja, a seguir, dicas de André Cechinel, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Lívia Loyola Santos, biomédica da Proteste; e Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas, sobre o que observar ao escolher os óculos de sol:

- Além de comprar produtos de boa procedência, é fundamental garantir que as lentes tenham filtro UV. Algumas já vêm inclusive com ele. Para ter certeza, verifique se o produto escolhido é certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). E dê preferência às lojas que têm um aparelho para medir o grau de exposição do produto aos raios UV.

- Para conferir se o produto escolhido tem qualidade, aproxime-o de seus olhos, sem colocá-los, e mexa-o suavemente, para cima e para baixo. Se a imagem ficar distorcida, a lente não foi fabricada com a curvatura adequada, e pode fazer mal aos olhos.

- Óculos escuros demais podem atrapalhar na hora de dirigir, pois dificultam a visualização correta das cores dos sinais de trânsito.

- A cor da lente pode tornar os óculos mais confortáveis, e a escolha depende da atividade. Bons óculos escuros ajustam a quantidade de luz que chega aos olhos sem alterar a visibilidade. Para o dia a dia, as melhores cores são âmbar, marrom e cinza, que permitem boa visão de contraste e profundidade, além de reduzirem reflexos.
 
Para dirigir em dias nublados, lentes cinza são as ideais, por permitirem melhor visão de contraste. Para surfe e outros esportes aquáticos, são recomendáveis lentes rosa e púrpura, que melhoram a visão de contraste em fundos verdes ou azuis. No entardecer, lentes amarelas reduzem o ofuscamento e melhoram a visibilidade dos motoristas.

Opticanet

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011