x Logo Dr. Visao

Segunda-feira, 11 Dezembro 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA

09/02/2012

Avança terapia genética para tipo de cegueira hereditária

Investigadores americanos informaram nesta quarta-feira sobre novos avanços através da terapia genética, para restaurar a visão em um tipo raro de cegueira hereditária. A terapia, testada, inicialmente, em apenas um dos olhos de 12 pessoas, funcionou bem ao ser repetida no outro olho de três dos pacientes, dando sinal de que o tratamento é seguro, eficaz e não será rejeitado pelo corpo.

"Nossa preocupação era que o primeiro tratamento (no primeiro olho) poderia causar uma reação do sistema imunológico, similar a uma vacina, que poderia levar o sistema imunológico do indivíduo a agir contra a exposição repetida", do tratamento, explicou o autor principal do estudo, Jean Bennett, professor de oftalmologia da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Apesar dos riscos, três pacientes do estudo inicial se mostraram de acordo para receber a terapia, no olho que não tinha sido tratado.

As três pessoas conseguiram ver melhor em um ambiente pouco iluminado, e dois foram capazes de navegar diante de obstáculos, em situações de pouca luz. Não foram reportados efeitos colaterais. O estudo foi publicado na edição desta quarta-feira, da revista Science Translational Medicine.

O tratamento revolucionário se dirige contra a amaurose congênita de Leber, doença provocada por falhas em 13 genes, que compromete a capacidade de captar luz das células da retina. Esta doença causa perda severa da visão; movimentos anormais do olho, na infância do paciente; e provoca cegueira total aos 20 ou 30 anos.

Bennett e sua equipe testaram um novo método, inserindo um gene corretor em um vírus de resfriado desativado. O vírus modificado foi injetado no globo ocular, infectando as células doentes, trabalhando como um cavalo de Tróia para depositar DNA correto na retina.

Nenhum dos 12 pacientes recuperou a visão normal, mas todos eles experimentaram melhora em, pelo menos, 100 vezes na resposta da pupila à luz. Seis dos 12 recuperaram a visão até o ponto de não serem mais classificados como cegos. Mais pesquisas são necessárias, antes de confirmar que o tratamento contra a cegueira hereditária é considerado seguro.
Terra

• Seu nome

Seu Comentário

Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS