x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

21 h 02

Domingo, 25 Junho 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


09/05/2012

Cirurgia de catarata aumenta expectativa de vida em idoso

No Brasil, 350 mil estão cegos por doença evitável e número de cirurgias ainda está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde
De acordo com especialista, a falta de informação é uma grande barreira para a prevenção da cegueira no país. Atualmente, não existe mais tempo ideal para realização da cirurgia de catarata.

A ideia de que a idade avançada é sinônimo de problemas na visão têm caído por terra com os avanços da Medicina. A catarata - principal causa de cegueira no mundo - pode ser curada por meio de cirurgias cada vez mais modernas e rápidas, que, conforme a tecnologia empregada, tornam o paciente independente de óculos de grau. "A falta de informação é uma grande barreira para a prevenção da cegueira no país.
 
Há uma ideia errônea de que ficar cego é um processo natural do envelhecimento e não pode ser evitado. A idade aumenta sim a chance de problemas na visão, mas os tratamentos disponíveis hoje são altamente seguros e eficazes", afirma o oftalmologista Luiz Roberto Colombo Barboza, professor e pesquisador do assunto, diretor-presidente do Hospital Visão Laser, em Santos (SP). Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 350 mil brasileiros estão cegos em decorrência da catarata, que causa a perda de transparência do cristalino, a l ente natural do olho.


Expectativa de Vida x Visão

De acordo com o especialista, o aumento da expectativa de vida no Brasil ampliou o número de idosos ativos, que podem viver ainda mais, beneficiados pelos avanços tecnológicos da oftalmologia. "É importante nos conscientizarmos de que o idoso pode desfrutar sua vida com saúde e qualidade de vida", afirma. A visão é o primeiro passo. "A cirurgia de catarata é uma forma de inclusão. Com o tratamento adequado, as pessoas podem ter uma vida mais plena, sem limitações", conclui.

Atualmente, não existe mais tempo ideal para realizar a cirurgia de catarata e nem precisa esperar a doença se desenvolver para a operação. Depende dos sintomas dos pacientes. "De acordo com o consenso médico, o procedimento deve ser feito assim que a catarata é diagnosticada, ao contrário de antigamente.
 
Isso pelo fato de a cirurgia ser mais rápida e segura do que no passado", afirma o especialista em oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e diretor do Hospital Visão Laser, em Santos (SP), Marcello Colombo Barboza. "Mas é importante realizar todos os exames pré-operatórios para a cirurgia ser segura e eficaz", afirma. Atualmente, os procedimentos cirúrgicos mais avançados são minimamente invasivos e duram, em média, 15 minutos. O paciente fica independente de óculos tanto para longe quanto para perto conforme a tecnologia empregada.


Saindo da escuridão

Histórias de pessoas que voltaram a ver o mundo após a cirurgia são inúmeras. "Tive uma paciente que, aos 95 anos, voltou a enxergar, depois de 20 anos na escuridão, pois achava que era coisa da idade. Após algum tempo do procedimento, seu filho veio ao meu consultório agradecer por sua mãe ter vivido o resto da sua vida feliz, vendo as cores do jardim, os bordados, o sorriso dos bisnetos", conta o oftamologista Marcello Colombo Barboza.

PS Comunicação

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011