x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

22 h 19

Quarta-feira, 26 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


18/05/2012

Capital paulista recebe a Semana de Combate à Cegueira pelo Glaucoma

Dupla de personagens “Olho e Colírio” interagem com a população da cidade de 21 a 26 de maio para conscientizar as pessoas sobre a doença.

O glaucoma atinge mais de 1 milhão de brasileiros e mais de 60 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Como se trata de uma doença silenciosa, entre os dias 21 e 26 de maio, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e a Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma (ABRAG) realizam a Semana de Combate à Cegueira pelo Glaucoma com a dupla de personagens “Olho e Colírio” percorrendo pontos de grande circulação da cidade. O objetivo é conscientizar a população sobre a doença, a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento.

O mais preocupante é que a maioria dos indivíduos não apresentam sintomas e nem sabe que tem a doença. Por isso, além da performance e da interação com as pessoas, a dupla “Olho e Colírio” distribuirá cartilhas educativas e simulará a importância do colírio para a visão no tratamento da doença.

Para o oftalmologista Vital Paulino Costa, presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma e Chefe do Setor de Glaucoma da Unicamp, lutar contra a doença é um grande desafio, que pode ser vencido com a conscientização da população sobre a doença. “A cegueira causada pelo glaucoma é irreversível, por isso a detecção precoce é a principal maneira de evitar a cegueira causada pela doença. A ação que realizaremos tem o objetivo de estimular a informação e também promover o aumento do diagnóstico”, destaca.

O glaucoma é uma doença ocular hereditária e progressiva causada pelo aumento da pressão intraocular e que causa lesão no nervo óptico. Silencioso, costuma apresentar sintomas quando já está em estágio avançado ou quando ocorre perda do campo visual. Em 80% dos casos, se não tratada, a doença evolui para perda total da visão de forma gradativa.

Alguns grupos de pacientes merecem atenção especial devido a maior predisposição: o risco de glaucoma aumenta com a idade e é mais frequente em pessoas acima dos 40 anos. Parentes de pacientes com glaucoma também apresentam maior risco. Indivíduos de etnia negra ou afrodescendentes estão na zona de alerta, pois a incidência da doença é quatro vezes maior do que em relação aos demais. Além destes, pacientes míopes que utilizam lentes acima de seis graus, diabéticos, que já tiveram doenças intraoculares ou trauma ocular também fazem parte do grupo de risco.

AGENDA – Dupla Olho e Colírio
Das 9h às 15h

21/5: Center 3, Conjunto Nacional e Estação Ana Rosa do Metrô
22/5: Pça. Buenos Aires, Pça. Pérola Bayton e Pça. Do Correio
23/5: Escola Paulista de Medicina, ambulatórios infantil e adulto
24/5: Palestra do Dr. Vital Paulino Costa no MASP às 12h
25/5: Pça da Sé
26/5: Parque Villa-Lobos - em parceria com a Fundação Dorina Nowill - atividades lúdicas.


Sobre a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG)

A Sociedade Brasileira de Glaucoma foi fundada em 1981 pela iniciativa de um grupo de oftalmologistas que, durante uma conversa informal, decidiu organizar uma entidade que tivesse como objetivo principal difundir informações atualizadas a respeito da doença. É formada por médicos oftalmologistas especialistas em glaucoma e se reúne periodicamente para discutir o glaucoma na população brasileira. Além disso, promove reuniões científicas com o intuito de promover a educação continuada dos oftalmologistas do país a respeito do glaucoma.
Mais informações: http://www.sbglaucoma.com.br


Sobre Abrag

A Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma foi criada no primeiro semestre de 2000. Ela nasceu a partir da conscientização de médicos especialistas e familiares de pacientes sobre a necessidade de oferecer apoio, educação e informação para familiares e portadores do glaucoma.

A ABRAG conta com o suporte de escolas superiores de Medicina, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Glaucoma e de médicos especialistas. A entidade visa também a conscientização dos grupos de risco e a troca de experiências entre as pessoas envolvidas. Mais informações: www.abrag.org.br
JorNow

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011