x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

08 h 25

Domingo, 20 08 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


24/05/2012

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Prevenção é o caminho para evitar danos gerados pela doença.

Para alertar a população sobre os danos gerados pelo glaucoma - uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo - o ICB Oftalmologia aproveita o Dia Mundial de Combate a doença, 26 de maio, para apresentar técnicas e informações sobre o diagnóstico e tratamento da patologia, que atinge mais de 90 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo mais de 9 milhões de cegos por esta moléstia.

Segundo o médico responsável pelo departamento de glaucoma do ICB Oftalmologia, Juscelino Kubitschek, os sintomas da doença são quase imperceptíveis no começo, e, infelizmente, só costumam ser notados quando a patologia já está em estágio avançado. "O glaucoma raramente apresenta sintomas. Os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes dores de cabeça, fotofobia, enjôo e dor ocular intensa", explica.

Causada pelo aumento de pressão interna nos olhos, que danifica o nervo óptico, responsável por conduzir as informações visuais ao cérebro, a patologia é considerada uma das mais agressivas à saúde ocular. Silencioso, o glaucoma não tem sintomas e evolui progressivamente, acarretando grandes danos ao paciente.

O médico alerta que a única maneira de evitar os danos é prevenindo-se. "Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores são as chances de evitar a perda da visão". O exame para identificar a patologia é rápido e indolor, e acontece no próprio consultório. "Com um simples teste de fundo de olho (exame para avaliar se existe lesão do nervo óptico provocado pelo glaucoma) e pela tonometria de aplanação (tomada de pressão intraocular) é possível ter um diagnostico prévio".

Para mobilizar a sociedade em prol desta grande causa, o ICB Oftalmologia foi o instituto oftalmológico escolhido para apresentar aos profissionais brasileiros grandes novidades para o tratamento do glaucoma.  Entre elas, implantes cirúrgicos com válvulas de correção, técnicas inovadoras como o Ex-press e o primeiro colírio sem conservantes no mercado.

"Buscamos trazer para nossos pacientes os melhores recursos para minimizar os efeitos do tratamento. O objetivo é sempre, garantir o bem estar do paciente ao longo do tratamento", garante Juscelino.
RP1 Comunicação

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011