x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

02 h 23

Terça-feira, 30 Maio 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


28/05/2012

Dia Nacional do Combate ao Glaucoma

Tratamento precoce é a melhor forma de combater a doença.

Problema causado principalmente pela elevação da pressão intraocular, o Glaucoma é um doença que afeta o nervo óptico, provocando lesões que comprometem progressivamente a visão, podendo mesmo levar à cegueira. Como o risco da doença aumenta com a idade, prevenção e tratamento precoce fazem toda a diferença. E esse foi o foco do Dia Nacional do Combate ao Glaucoma, celebrado em 26 de maio. “O Glaucoma age lentamente e até o portador perceber que sofre da doença, normalmente ele já perdeu uma boa parte das fibras nervosas que constituem o nervo óptico”, explica o dr. Daniel Moon Lee, sócio-diretor e chefe do departamento de Catarata e Implantes de Lentes do Hospital de Olhos INOB.

Os diversos tipos de glaucoma representam a segunda maior causa de cegueira no mundo, sendo a maior causa de cegueira irreversível. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o mais comum deles é o Glaucoma Crônico de Ângulo Aberto e está associado à pressão intraocular elevada e hereditariedade. É a terceira maior causa de cegueira no Brasil e sua incidência é estimada de 1 a 2% na população geral, aumentando após os 40 anos, podendo chegar a 6 ou 7% após os 70 anos de idade. O acometimento é bilateral, na maioria dos casos. O caráter hereditário dá aos parentes de 1º grau 10 vezes mais chances de desenvolver a doença.

Estima-se que existam aproximadamente 985 mil brasileiros glaucomatosos, dos quais 635.000 são assintomáticos, o que realça a importância do exame oftalmológico para o diagnóstico e tratamento precoce. “O glaucoma não tem cura, mas tem tratamento. A única forma de impedir o avanço é detectá-lo na fase inicial, por isso é importante visitar o oftalmologista”, conclui o especialista.
Tríplice Comunicação

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011