x Logo Dr. Visao

Dr. Visão

Guia To Go

06 h 18

Sábado, 29 Abril 2017

GUIA DE NOTÍCIAS

NOTÍCIA


25/06/2012

Seca no DF pode gerar graves danos à saúde

Período aumenta em até 60% os casos de patologias oculares.

Com o início da seca no DF muitos problemas de saúde começam a aparecer. O número de pacientes apresentando olhos secos, conjuntivite, entre outras patologias crescem consideravelmente com a baixa umidade do ar e podem gerar sérios danos à saúde ocular, se não forem devidamente tratados.

De acordo com o médico do ICB Oftalmologia Juscelino de Oliveira, as doenças evoluem com mais rapidez por conta do clima, ainda mais quando os incômodos são tratados com métodos caseiros. “Alguns recursos usados em casa podem avançar o processo infeccioso, causando danos irreversíveis à visão, inclusive a cegueira”, alerta.

O especialista explica que o tratamento é simples na maioria das vezes, feito apenas com colírios. “Para amenizar a irritação usamos colírios de lágrimas artificiais. Mas antes de medicar é importante fazer testes específicos, que avaliem a produção, a evaporação e a qualidade da lágrima do paciente, até mesmo, para verificar o grau da doença”. Se o tratamento não for suficiente para afastar de vez o mal-estar, o uso de géis, colírios anti-inflamatórios e até mesmo procedimentos cirúrgicos podem ser indicados.

Juscelino revela que o período de seca no DF aumenta em até 60% os casos de Síndrome do Olho Seco, percentual que pode ser reduzido com pequenos cuidados diários. “Consumir bastante líquido, manter uma alimentação balanceada, com a ingestão de alimentos ricos em ômega-3, linhaça e diminuir o consumo de cafeína durante este período, além de favorecer o sistema imunológico, evita a desidratação ocular”, sugere.

Em relação à hidratação da pele, a farmacêutica Fernanda Gobbi, da Drogaria Rosário, dá sua recomendação: “Além da ingestão de bastante água, abusar do uso de cremes hidratantes que possuem em sua formulação substâncias como glicerina e/ou vaselina é fundamental”.

RP1 Comunicação Brasília

  • Seu nome

    Seu Comentário

    Seja o primeiro a comentar esta notícia, CLIQUE EM COMENTAR

Este Portal é um veículo de conteúdo, informação e divulgação sobre assuntos relacionados a oftalmologia (IMPRENSA), todo conteúdo veiculado é de responsabilidade de seus autores. NUNCA deixe de consultar o seu médico oftalmologista.
TEMAS
Portal DR. VISÃO - Todos os direitos reservados - ® 2000 - 2011